segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PORÉM, O LIMITE ESTABELECIDO POR DEUS



Jó 2: 5-6, “Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face! E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.”

Ao que tudo indica, Jó era da mesma época que os patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó. Sabemos, pois, que Abraão foi o pai da fé e não conquistou esse "título" a toa. Abraão foi a primeira pessoa em toda a Terra que ouviu a voz de Deus. A primeira pessoa que identificou aquela voz Divina. E esse mesmo Abraão em certa ocasião foi para uma guerra onde ele não tinha a mínima chance de vencer, mas Deus deu-lhe a vitória. Não havia esperança, Abraão não tinha um exército, mas tinha o principal: esperança no Deus verdadeiro. A fama de Abraão correu toda a Terra, inclusive, seu testemunho. Talvez o testemunho de Abraão foi o que motivou a fé de um homem chamado Jô, que se tornou um homem de Deus.
Jó 1:1, “Havia um homem na Terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.”

Não sabemos quem pregou para que Jó cresse em Deus. Mas o fato é que ele se converteu. Tornou-se um homem íntegro, justo, temente a Deus. Tinha temor de Deus. Isso quer dizer que ele era um homem honesto, sincero, justo. E ainda podemos dizer que ele se desviava do mal! Do pecado! E segundo o que nos diz o versículo 5, Jó ainda mantinha uma vida regular de oração.

Jó 1:5, “Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.”
Mas um dia Deus estava fazendo uma reunião com os anjos no céu, e apareceu no meio deles o Satanás. E Deus perguntou a ele: “Vistes meu servo Jó? É fiel e temente”. Então Satanás o responde: “Ele é fiel porque é rico, e porque você o encheu de bens. Nessa hora Deus permite que o Diabo toque em tudo o que Jó possui, inclusive em seus gados, seus filhos, sua esposa, e o mais triste, em sua própria carne.
Jó teve todo o seu corpo cheio de úlceras, a ponto de suas unhas caírem, e ele ter que usar um caco de telha para se coçar. Mas junto com a permissão de Deus, vem também um "porém" que é, em outras palavras, um limite estabelecido por Deus.

Jó 2:5-6, “Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face! E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.”
O sofrimento chegou na vida de Jó. Perdas, tristezas, dores, sofrimento. O apóstolo Pedro falando acerca desse assunto diz o seguinte.

1Pedro 5:10, “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
O apóstolo Pedro diz que Deus te chamou para a Eterna Glória. E diz também que depois de haver padecido um pouco, ele mesmo (Deus) te aperfeiçoará, confirmará, fortificará e te fortalecerá. Por quê? Porque você pode padecer um pouco, por um período, mas a glória de Deus não é por um período! A glória de Deus é eterna.
Sabemos pois que se alguém está sofrendo, e já está esperando o livramento faz tempo, essa pessoa já está se cansando de esperar esse livramento. Mas a palavra de Deus é tão tremenda que prevê isso também.

Provérbios 13:12, “A esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore de vida.”
Quando Jó já não estava suportando, achando que estava como um morto-vivo. Estava fraco, com a esperança "balançada" por conta da "demora" (porque Deus tem o tempo certo), mas no meio do sofrimento um segundo é uma eternidade. E nesse momento Deus reacende a esperança de Jó, porque Deus permitiu o sofrimento, mas havia um "porém", que limitava o sofrimento de Jó.

Jó 14:7-9, “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.”
O que reacendeu a chama da esperança no coração de Jó foi ele ter notado que uma árvore, ainda que seja cortada e fique só o tronco na terra, e esse tronco envelhecer, ao cheiro das águas esse tronco volta a renovar-se. Começa a brotar outra vez. 

Pode ser que sua esperança esteja morta, mas Jesus tem rios de águas vivas para fazê-la brotar outra vez! Deus pode ter permitido que o diabo tocasse em algo seu, nas suas finanças, na sua família, no seu trabalho, mas existe um “porém”. O inimigo pode ter tocado naquilo que é seu, PORÉM, a sua vida está na mão do Senhor Jesus!

Pr. Max
SACERDOTE DA FÉ





Um comentário:

  1. Texto lindo copiado do meu blog. brunodomingues.org Podeira pelo menos citar a fonte né irmão.

    ResponderExcluir