terça-feira, 23 de julho de 2013

RELIGIOSOS SÃO O GENERO MAS PRESENTE NA TV ABERTA


O Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), da Ancine, divulgou um relatório sobre a programação da TV aberta no Brasil constatando o aumento de produções religiosas nas grades das emissoras.

O “Informe de Acompanhamento de Mercado de TV Aberta” foi publicado no final de junho e atualizado no dia 3 deste mês com dados de monitoramento das emissoras Bandeirantes, CNT, Globo, MTV Brasil, Record, RedeTV!, SBT, TV Brasil, TV Cultura e TV Gazeta.

O estudo mostrou que 13,55% do conteúdo das TVs são programas religiosos, sendo que a Rede TV! tem 38,08% de sua programação sendo usada por atrações do gênero. A Rede CNT é a segunda com maior quantidade de horas vendidas para igrejas, sendo 36,67% de sua grade destinada a este tipo de programação.

A Rede Record aparece em terceiro lugar tendo 23,33% de sua programação ocupada por programas religiosos.

O resultado dessa aferição se refere ao ano de 2012 quando o gênero religioso foi o que mais ocupou as grades das emissoras. Programas classificados como variedades (auditório e quadros pré-gravados), consomem 10,45%. Os telejornais ocupam 10,43%. As outras categorias são programas musicais (8,48%), de televendas (7,85%), séries (7,51%), filmes (5,21%), infantis (5,09%) e esportivos (4,37%), além dos desenhos animados (3,24%).

A aparição das novelas apenas em 11º lugar, embora sejam o produto mais valorizado, sua colocação se deve ao fato de apenas emissoras de grande porte conseguirem fazer a produção deste gênero televisivo. Hoje em dia, apenas Globo, Record e SBT possuem novelas próprias no ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário