terça-feira, 23 de julho de 2013

CRISTIANISMO CRESCE NO MUNDO

Um estudo realizado pelo Center for the Study of Global Christianity de South Hamilton, nos Estados Unidos, publicou um relatório no final do mês de junho mostrando o crescimento do cristianismo no mundo através de dados entre os anos de 1970 a 2010. A pesquisa recebeu o nome de “O cristianismo em seu contexto global, 1970-2010” e mostra que apesar da diminuição da religiosidade na Europa, houve um crescimento significativo de cristãos na África e Ásia. Além disso, os números na América Latina mantiveram-se estáveis. A pesquisa fez também uma previsão para 2020.

A pesquisa foi realizada pelo Centro de Estudos, entre os dias 21 e 24 de junho e aponta um fator demográfico que explicaria o crescimento de pessoas religiosas na Ásia: as pessoas religiosas têm mais filhos. Outro dado divulgado na pesquisa é que assim como o cristianismo, o islamismo também tem crescido e juntas essas duas religiões representam 48% da população mundial. A previsão é que em 2020 elas alcancem 57,2% do mundo.

Ainda há outras explicações para o crescimento do cristianismo na Ásia, como a perda de credibilidade do comunismo e o avanço da religião na China, onde mesmo diante da perseguição, não é possível conter a conversão de novos fiéis.

Para a África a expectativa é que daqui a sete anos: 50% da população se declare cristã, tornando o cristianismo a maioria absoluta no continente. A estimativa está baseada no dado de que o número de cristãos cresce em dobro em relação ao crescimento da população em geral. Quando a pesquisa cita cristianismo está somando católicos e protestantes.



Os Estados Unidos continuam a ser o primeiro país do mundo em número de pessoas que se declaram como cristãos, embora este número tenha diminuído de 90,9% em 1970, para 80,1% atualmente; e a previsão é de queda para 78,1%, em 2020.

Em 2020, os EUA serão o único país "ocidental" no “topo” do número de cristãos, uma lista que, em 1970, incluía a Itália e a Espanha, e que agora, depois dos Estados Unidos, inclui o Brasil, a China, o México, a Rússia, as Filipinas, a Nigéria, o Congo, a Índia e a Etiópia.

Mesmo assim, as previsões são otimistas para o cristianismo: em 2020 a expectativa é que haja 2,2 bilhões de cristãos e desses, 25% (700 milhões) serão pentecostais e carismáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário