quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SER MANSO E SER BOBO



"Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra." (Mt 5. 5)

É interessante como o nosso mundo

rejeita comportamentos e atitudes boas e que vem de Deus. Ser manso aos olhos do mundo é ser bobo, ser explorado, ser um "Zé ninguém" que apanha de todo mundo e fica quieto. Uma interpretação totalmente absurda de uma das características mais amadas por Deus. Apesar de ser uma característica apreciada por Deus, não parece ser tão popular entre as pessoas, pois demanda muito trabalho tê-la na vida e ainda tem uma conotação errada perante as pessoas. Mas afinal, o que é ser manso?

Pense em um animal, um cachorro, por exemplo.

Um cachorro manso é um cachorro pacífico, bondoso. Ele demonstra bondade em suas atitudes, no seu jeito de ser. Mostra respeito, carinho e consideração por aqueles que se aproximam dele, ainda que alguns não o tratem tão bem. Não se espera desse bichinho uma atitude violenta, raivosa, agressiva, pois ele é manso. Ele é totalmente devoto de seu dono, ama-o de todo o coração. Ele se destaca pelo seu comportamento pacificador e totalmente voltado para a bondade.

É claro que não somos cachorros.

Mesmo o cachorro mais manso agirá, quando necessário, pelo seu instinto. Nós somos muito mais! Por isso, temos a responsabilidade de sermos mansos perante as pessoas e perante Deus. Parece um peso, mas não é! Jesus disse que os mansos seriam bem-aventurados (felizes). A felicidade vem do contentamento em fazer o que agrada a Deus, em ver o bem triunfando poderosamente sobre o mal.

E tem mais:

os mansos serão os herdeiros do reino de Deus. Essa é a promessa de Jesus vinculada ao seu ensino. Aqueles que nutrem atitudes contrárias à mansidão e não se arrependem, não ganharão a herança da parte de Deus. Paulo observou essa questão: "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: … inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. (Gl 5. 19-21). As atitudes grifadas no versículo são típicas de quem não tem um coração manso.

É bom lembrar que a mansidão

deverá aparecer justamente nos momentos mais tensos. É na fila do banco, numa fechada no trânsito, numa injustiça sofrida, em meio a uma humilhação, sim, são nestas situações que se conhecem os "mansos do Senhor", que não são bobos que não lutam pelos seus direitos, mas pessoas que sabem lutar do jeito correto, do jeito que agrada a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário