quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

2013 O ANO DO IMPOSSÍVEL



Você sabe que pertence a Deus, sabe que a mão dEle está sobre sua vida. Você sabe que a unção dEle está sobre você e sabe o que foi chamado a fazer. 

Sabe que está tentando segui-Lo com cada fôlego seu e sabe para onde irá quando tudo estiver terminado. 

Diga: “Nada que aconteça hoje pode me separar do amor de Deus e de Seu propósito para minha vida”.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ



1-PEDRO EM ANTIOQUIA:
1.1-SURGE A IGREJA EM ANTIOQUIA
BARNABÉ FOI A TARSO EM BUSCA DE PAULO, PARA AJUDÁ-LO – A IGREJA CRESCEU MUITO – OS APÓSTOLOS SABENDO DESSE TÃO GRANDE CRESCIMENTO, PRINCIPALMENTE ENTRE OS GENTIOS, ENVIOU PEDRO.
1.2-O ESCRÚPULO JUDAICO
Lv 11 FALA DAS LEIS DIETÉTICAS DOS JUDEUS – OS JUDEUS NÃO ENTRAM NA CASA DE GENTIOS E NÃO COMEM COM GENTIOS (PEDRO JÁ SABIA QUE ISSO ERA ANTES DA VINDA DE CRISTO, AGORA TODOS ERAM IGUAIS PERANTE DEUS)

2-O PECADO DE HIPOCRISIA:
2.1-A FESTA ÁGAPE (CORRETO AGÁPE)
REFEIÇÃO ENTRE OS IRMÃOS ERA FEITA CEIA COM ALIMENTOS NORMAIS HAVENDO O PARTIR DO PÃO E O BEBER VINHO (SUCO DE UVA) - PEDRO PARTICIPAVA NORMALMENTE QUANDO CHEGOU IRMÃOS ENVIADOS DA PARTE DE TIAGO, DE JERUSALÉM; ENTÃO PEDRO FOI SE RETIRANDO DO MEIO DOS GENTIOS, DEVAGARINHO E BARNABÉ IMITOU-O; PAULO SE LEVANTOU ADMIRADO E REPREENDEU A PEDRO NO MEIO DE TODOS.
2.2-PROVAVELMENTE PEDRO AGIU ASSIM POR PRESSÃO DOS JUDAIZANTES, QUERENDO AGRADÁ-LOS, MAS PAULO QUERENDO QUE A VERDADE DO EVANGELHO DA JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ FOSSE COLOCADA EM EVIDÊNCIA REPREENDEU A PEDRO NA PRESENÇA DOS JUDAIZANTES PARA QUE OS MESMOS APRENDESSEM A VERDADE E A CONSIDERÁ-LO COMO APÓSTOLO, PEDRO ACATOU A REPREENSÃO DE PAULO E SE RETRATOU.

3-O HOMEM É JUSTIFICADO PELA FÉ
3.1 E 3.2 -O MISTÉRIO É REVELADO E 3.2- A QUESTÃO TEOLÓGICA
PAULO RECEBEU A REVELAÇÃO DE DEUS PELO ESPÍRITO SANTO QUE TANTO OS JUDEUS COMO OS GENTIOS SÃO PECADORES IGUAIS PERANTE DEUS QUE QUER USAR DE MISERICÓRDIA PARA COM TODOS; DANDO A LEI ESCRITA AOS JUDEUS PARA MOSTRA-LHES O PECADO E A LEI DA CONSCIÊNCIA AOS GENTIOS PARA MOSTRAR-LHES O PECADO; MAS A TODOS QUE PELA FÉ ACEITAM A JESUS SÃO PERDOADOS DE SEUS PECADOS; SABENDO NÓS QUE OS COSTUMES JUDAICOS SÃO BONS.

4-ENTREGA TOTAL E NÃO MERAMENTE UMA FÉ INTELECTUAL
4.1-O LEGALISMO DAS SEITAS ATUAIS:
AS SEITAS SEMPRE ACRESCENTAM ALGUMA COISA À FÉ PARA ALGUÉM SER SALVO E TROPEÇAM NO LEGALISMO DA JUSTIFICAÇÃO PELAS OBRAS E NÃO PELA FÉ; PERDENDO ASSIM O SENTIDO DO VERDADEIRO EVANGELHO
4.2-A NATUREZA DA JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ
DEPOIS DE SER JUSTIFICADO PELA FÉ O SER HUMANO NÃO PODE CONTINUAR PECANDO, POIS É UMA NOVA CRIATURA E AS COISAS VELHAS JÁ PASSARAM.
4.3-NÃO É UMA FÉ ARTIFICIAL E INTELECTUAL
É UM MILAGRE DE DEUS E É DE UMA SIMPLICIDADE QUE ESPANTA ATÉ OS CRENTES.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

HONRA


MATHEUS 23:37

A definição de honra

- No Velho Testamento, a palavra honra literalmente significava "pesado". No Novo Testamento, honra significava "um apreço". Ou seja, honra nada mais é que valor, significa o peso daquela pessoa!

Honra
O apóstolo Pedro disse que o sangue do Filho de Deus era pesado, extremamente precioso e muito mais valorizado do que "coisas corruptíveis, como prata ou ouro" (I Pedro 1:18). Honrar a Deus é colocar um valor maior nele do que em qualquer coisa na Terra ou no céu. Da mesma forma, quando "honramos" uma pessoa falamos que ela é extremamente valiosa aos nossos olhos. Dizemos que quem ela é e o que ela diz tem um peso grande. O apóstolo Paulo disse aos Filipenses sobre Epafrodito, "Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse" (Filipenses 2:29).

A definição de desonra - O oposto à honra. A palavra desonra nos dias de Jesus significava "neblina" ou "vapor" que sobe de uma panela de água fervente. Era a coisa mais insignificante para os gregos. Pelo o que falamos e a maneira que tratamos um a pessoa, acabamos demonstrando que ela é de pouco valor para nós; que as suas palavras e seus esforços têm "pouco peso" no nosso modo de pensar.


Desonra
Uma grande ilustração de desonra está em Mateus 27:9-10. (a palavra preço era a mesma palavra grega que honra.) Em outras palavras, eles colocaram o valor do precioso Filho de Deus em trinta moedas de prata. A desonra está na avaliação. Seu valor para Judas era apenas um pouco mais do que o vapor que sobe de uma panela de água. Ele não tinha valor para Judas. Decidir honrar ou valorizar as outras pessoas é crucial para o cristão, a palavra "decidir" porque honra não é um sentimento, é uma decisão. Deus não ordena sentimentos, mas nos ordena a pensarmos e agirmos de certa forma. Veja o que Deus disse sobre honrar: (I Pedro 2:17), (Romanos 12:10), (Filipenses 2:3), e (I Coríntios 12:23).

Alguém teve uma idéia brilhante. Decidiram chamar móveis velhos de "antigüidades". Agora se compram esses móveis velhos por preços absur dos. Até pagam quantidades razoáveis para restaurá-los e parecerem novos. Por que se tornarem antigüidades? Seu valor aumentou. Por quê? Porque decidimos que eles são mais valiosos para nós do que antes. Se podemos fazer isso com móveis, podemos fazer com pessoas.

E se as pessoas não merecem honra?
É verdade que algumas pessoas possam não merecer honra devido a sua conduta. Talvez um cônjuge agisse com ódio ou sem amor, ou um filho foi rebelde. Lembram do que Pedro disse: "tratai todos com honra" ele continuou a dar exemplos de quem devemos respeitar. Ele disse (I Pedro 2:18-25). Parece que Pedro estava indicando que nossa obrigação a mostrar honra aos outros não depende da maneira que eles nos tratam. Paulo disse a Timóteo acerca dos idosos (I Timóteo 5:1) e acerca das autoridades não cristãs (I Timóteo 6:1). As pessoas talvez não mereçam honr a, mas nossa preocupação com Deus e sua glória nos levará a tratar até as pessoas desonrosas com respeito.

Vale a pena observar que o próprio Deus nos deu valor quando não merecíamos nada (Romanos 5:8). Isso torna todos os homens iguais. Somos todos pecadores. Nenhum de nós merece honra pela virtude de obediência perfeita ao Senhor. O apóstolo João disse, (I João 4:10-11). Apenas quando nos vemos como receptores do favor não merecido de Deus podemos decidir a amar e honrar as pessoas da nossa família, mesmo que elas não "mereçam" nosso amor.


Honra na família
Quando uma família cresce e prospera não é por acaso. Da mesma forma quando famílias falham não é por acaso. Muitas vezes é porque algum princípio na palavra de Deus tem sido negligenciado. Um princípio crítico para o crescimento espiritual de uma família, freqüentemente negligenciado é o da honra. Veja o que diz a palavra sobre o marido honrar a mulher (I Pedro 3:7 ). Sobre a mulher honrar o marido (I Pedro 3:1). Sobre os filhos honrarem os pais (Efésios 6:1-3). A nora para com a sogra (Rt 1:12-17), Aos mais velhos (Pv 16:31) Uns aos outros (Romanos 12:10).


Honra às autoridades
No Antigo Testamento, a Bíblia nos mostra a honra e respeito pelos servos fiéis aos profetas e autoridades (I Sm 9:5-8) ...Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é... Aos pastores (Hb 13:17) Mais o que mais acontece infelizmente é a desonra (Marcos 6:4). Jesus sabe o que é a dor da rejeição. Lembrem-se de Mt 23:37, Jesus foi desprezado e rejeitado pelos homens - Ele sabe o que é isso. (Isaías 53:3), (Mateus 21:42).

Ainda bem que Deus não nos abandona (Salmos 27:10).

Honra a Deus


Não é necessário nem comentar que se devemos honrar os homens quanto mais a Deus!

Jo 5:44 - Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros e não buscando a honra que vem só de Deus?

Mt 15:8 - Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.

I Sm 2:30 - Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, tinha dito eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão envilecidos.

Ml 1:6 - O filho honrará o pai, e o servo, ao seu senhor; e, se eu sou Pai, onde está a minha honra? E, se eu sou Senhor, onde está o meu temor? —diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome e dizeis: Em que desprezamos n ós o teu nome?

Rm 13:7 - Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.

Ap 5:13 - E ouvi a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre

POR QUE SÓ NO NATAL?


Sempre que nos aproximamos do fim do ano, as pessoas ficam mais sensíveis, mais sentimentais - até porque se fala muito do nascimento do Senhor Jesus. Fala-se muito de espírito natalino, onde se trabalha muito a idéia da fraternidade, do perdão, da voluntariedade, etc.

Mas, em meio a isso tudo, acaba entrando um pouco de hipocrisia. Pessoas que ficam o ano inteiro brigando, se agredindo, se traindo, no final do ano, se reúnem para almoçar, jantar, ou mesmo para uma reunião de família.

Meu amado irmão, minha amada irmã, veja o que diz a Palavra de DEUS em Efésios 04:24-27: "E vos revistais do novo homem, que, segundo DEUS, é criado em verdadeira justiça e santidade. Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo".

Você pode ver nesse texto que a Palavra de Deus q uer que você se comporte como nova criatura. Não podemos mais agir como se estivéssemos no mundo. Às vezes acontecem coisas que nos tiram do sério, nos deixam tristes, mas temos que superá-las no amor de Cristo.

Veja que a palavra diz "não se ponha o sol sobre a vossa ira". O que quer dizer isso?

Por sermos falhos, podemos até ficar irados contra uma determinada situação ou pessoa, mas temos que permitir que o Espírito Santo trabalhe em nosso coração, e, no mesmo dia, devemos perdoar e até mesmo apagar a mágoa do nosso coração para que o sol não se ponha sobre a nossa ira. Pois está escrito: "o dia de amanhã não vos pertence".

Por isso, não podemos esperar o ano inteiro para poder perdoar e amar o nosso próximo. Talvez você me diga: "Mas, pastor, eu já fiz de tudo para fazer as pazes com minha irmã, meu irmão, minha sogra, minha mãe, meu filho, etc, mas a pessoa não quer. Aí, no final do ano, ela me convida para almoçar com ela. O senhor acha que eu devo perder a única oportunidade que estou tendo de conversar com a pessoa e até evangelizá-la?".

Não, eu até acho que você deve ir almoçar, jantar, participar da ceia com ela no Natal ou passagem do ano. Mas você diz para ela: "Eu vou aceitar seu convite, mas eu já vou te fazer um convite também: você vai almoçar comigo dia 17 de janeiro".

A pessoa vai te perguntar: "por que no dia 17 de janeiro?"; e aí você responde para ela por que é dia 17 de janeiro. Ou seja, você vai explicar para a pessoa que não há diferença entre os dias e que você quer a amizade dela todos os dias do ano e não só no Natal.

Vamos praticar a Palavra de Deus, dar um bom testemunho de cristão, envergonhar o diabo, e exaltar o nome do nosso Senhor Jesus neste final de ano e sempre.

A todos um fim de ano de muitas bênçãos, e um Feliz Ano Novo na Graça e Unção do nosso Único, Suficiente, Exclusivo e Eterno Salvador JESUS CRISTO.

SER PEQUENO NÃO É DEFEITO



E Diante das inúmeras dificuldades da vida, muitas vezes nos sentimos tão pequenos, não é mesmo? Mais Deus nos mostra que ser pequeno não é nenhum defeito, ao contrário, podemos tirar algumas lições na palavra de Deus, assim como Salomão tirou da natureza e nos deu o exemplo mostrando que podemos nos aproveitar dessa situação; Deus escolheu os pequeninos dessa terra, para engrandecê-los.


Gn 25:23 , I Sm 16:11, Is 60:22, Mt 2:6


TRABALHAR (como as formigas)

As formigas apesar do seu pequeno tamanho são muito inteligentes trabalham no verão, que para nós seres humanos geralmente é tempo de descanso, para que no inverno, ou seja, no tempo difícil tenham mantimento e tempo para descansar. Existem pessoas que não movem uma palha, mais querem que sua vida seja mudada, não fazem nada, mais vivem reclamando da sua situação; vamos aprender com as formigas e com a bà ­blia.


a) As formigas carregam 10x o peso do seu corpo Mt 11:30
b) Não tem preguiça Pv 6:6
c) Desejo que nunca se cumpre Pv 21:25
d) Tem que trabalhar Ne 4:6
e) Tem que ser forte (Boaz = forte ou nele há força) Rt 2:19
f) O seu trabalho não é vão Is 49:3-4 / 65:22-24
g) Deus trabalha, Jesus também Jo 5:17
h) Trabalhe certo pelos motivos certos Jo 6:27
i) Trabalhar enquanto eu posso Jo 9:4
j) Firmes e constantes I Co 15:58
k) Buscar Deus em 1º lugar e gozar dos frutos I Tm 2:6

É PRECISO APRENDER A SE DEFENDER (como os coelhos)

Nos dias atuais, as pessoas em meio às dificuldades do dia a dia, problemas constantes, muitas vezes se sentem desprotegidas em meio às tempestades da vida; e por esse motivo acabam sendo facilmente apanhadas pelas aves de rapina desse mundo: pessoas falsas, interesseiras, aproveitadoras etc. que são representadas pelos espíritos imundos.Por causa disso erroneamente buscam refugio em qualquer lugar, achando estar protegidos: no centro espírita, nos padroeiros, nas benzedeiras, cartomantes etc... Os coelhos animais que segundo a palavra de Deus são um povo débil, fazem suas casas nas rochas para se proteger das aves de rapina. Assim nós devemos procurar abrigo na rocha inabalável "Jesus Cristo".

l)Procuram refúgio seguro, por causa da fraqueza Pv 30:26
m) Alicerce Mt 7:24-27
n) Refúgio Sl 104:18
o) Casa de Deus Sl 27:2- 5
É PRECISO APRENDER A ANDAR JUNTO (como os gafanhotos)

A falta de união hoje talvez seja uma das piores coisas no meio cristão. Jesus nos ensinou a amarmos nossos inimigos etc., porém não é isso que acontece, por esta causa do homem esta cada vez mais egoísta e por se achar dono da razão, abre mão de muitas bênçãos. O samilsta nos ensinou que na união dos irmãos é ali que o Senhor ordena a benção. Pv 30:27

p) É bom estar em união Sl 133:1-3
q) Dois é melhor do um Ec 4:9-12
r) Quando há união Deus está ali Mt 18:20
s) Evitar a divisão I Co 1:10

É PRECISO APRENDER A SER ÚTIL (como os gecos)

Os gecos são as nossas conhecidas lagartixas.Hoje em dia ninguém mais que saber de ter lagartixas em sua casa, mas antigamente não era assim. As lagartixas eram bem-vindas nas casas, pois elas comem as moscas, as aranhas, os insetos. São verdadeiras faxineiras biológicas.Aprenda a ser útil e você sempre será bem-vindo nos palácios. Nunca lhe faltará trabalho ou emprego (e bons empregos). Nunca faltarão oportunidades de crescimento, prosperidade, estabilidade etc... Pv 30:28


t) Deus te ensina o q é útil Is 48:17
u) Deus faz diferença Ml 3:14-18
v) Servo inútil Mt 25:30
w) Seja útil e você se encontrará bem II Cr 15:7

Jesus nosso maior exemplo Fp 2:5-11

Jesus se diminuiu, se fez homem abrindo mão da sua divindade, obedeceu até a morte mais preste atenção no detalhe Deus o engrandeceu e hoje Ele é o nome que esta sobre todo nome porque pequeno, Ele trabalhou como formiga carregando muito mais que 10 vezes o peso do seu corpo, como um coelho buscou refúgio na rocha eterna o Deus Todo Poderoso, pregou a união de todos os povos e nos fez um através do seu corpo e hoje somos numerosos como gafanhotos, e nós que éramos apanhados facilmente como lagartixas pelo inimigo da nossa alma, Deus nos introduziu no maior e mais protegido palácio de todos: O Santo dos Santos, a sua presença e lá por mais pequenos que somos estamos protegidos.

Ser pequeno não é defeito!!!

Deus te abençoe

SOL E CÁLCIO FAZEM BEM AOS OSSOS

Ao longo da vida, os ossos passam por um processo de destruição e construção. Antes dos 30 anos, o número de células de construção são maiores do que as destrutivas. O problema aparece após essa idade, quando essa proporção começa a se alternar e os ossos começam a ficar mais fracos e frágeis.

Para combater esses efeitos do envelhecimento e prevenir a osteoporose, especialistas dão algumas dicas. Para aumentar a "poupança" de massa óssea, as recomendações principais são aumentar a ingestão de cálcio, praticar atividade física e tomar sol sem exageros, para obter vitamina D.

Segundo uma pesquisa recente feita pela Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), 60% das pessoas acredita que tomar apenas um copo de leite já é suficiente para evitar a doença. Porém, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), é de que a pessoa consuma no mínimo de 1.000 a 1.200 mg de cálcio por dia.

A maioria da população toma apenas um copo de leite, dois ou não tomam a bebida - nesse caso, elas devem recorrer a outras fontes de cálcio, como queijo branco, ricota ou iogurte. Veja o resultado da votação no fim da página.

Essa indicação é ainda mais essencial para mulheres que já passaram pela menopausa, período em que a falta de estrogênio acelera a destruição do tecido interno do osso.

Estudos mostram que uma em cada três mulheres terá osteopenia depois dos 50 anos, um problema que aparece antes da osteoporose, que diminui a densidade óssea. Nesse período, no entanto, ainda é possível reverter ou estabilizar a situação com a ingestão de cálcio, vitamina D e exercícios. Porém, se não tratada, a osteopenia pode virar osteoporose.

A osteoporose não causa dor e não tem sintoma e, geralmente, a descoberta vem só após uma fratura, quando a doença já está em estágio avançado. Por isso, é importante realizar exames para diagnosticar a doença antes que ela cause problemas.

A densitometria óssea mede a densidade do osso e deve ser feita a partir dos 45 anos nas mulheres e a partir dos 65 anos nos homens. Caso seja detectada a osteoporose, ela pode estar ainda no estágio inicial, o que facilita na recuperação e no tratamento. O médico pode indicar medicamentos, suplementos de vitamina D ou até mesmo a reposição hormonal, no caso das mulheres.

A atividade física sempre ajuda, principalmente aquelas que comprimem os ossos, ajudando no aumento da massa óssea. O fisiatra José Maria Santarém explicou que até mesmo ficar em pé já ajuda na prevenção e também no tratamento da osteoporose. A musculação é a melhor opção mesmo para pessoas debilitadas porque a exigência muscular ajuda na remodelagem óssea e o risco de lesões é menor.

Uma opção de exercício para realizar em casa e fortalecer a musculatura é agachar segurando e deslizando um cabo de vassoura na perna, como mostrou o fisiatra. Na hora de descer, a pessoa deve expirar e espirar quando levantar. A dica do médico é fazer quantas vezes conseguir, até cansar. Ficar na ponta dos pés com o apoio do cabo de vassoura também traz benefícios não só para a musculatura, mas também para a circulação.

PAIS VAI PREMIAR ALFABETIZADORES


A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (12), durante seu programa de rádio "Café com a Presidenta", que o país vai investir R$ 2,7 bilhões até 2014 na formação dos professores, na compra de livros e na avaliação do aprendizado das crianças. O objetivo, segundo ela, é fazer com que as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos. De acordo com Dilma, os 360 mil alfabetizadores do Brasil vão receber uma bolsa de R$ 200 para fazer um curso de formação e o governo vai dar prêmios em dinheiro para os professores e escolas que tiverem os melhores resultados.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi lançado na semana passada. "O objetivo é fazer com que todas as crianças do nosso país sejam alfabetizadas até os 8 anos. Isso quer dizer que, com essa idade, toda criança vai ter de saber ler, escrever, interpretar um texto simples, somar e subtrair, e ter noções de multiplicar e dividir", afirmou Dilma.

Para a presidente, a missão não é fácil. "Nós temos um imenso desafio pela frente, porque, hoje, 15% das nossas crianças com 8 anos não conseguem interpretar um texto ou fazer as contas básicas. Por causa dessa dificuldade, elas não conseguem aprender as outras matérias. Muitas são reprovadas, algumas até abandonam a escola. Essa insuficiência no aprendizado está na raiz da desigualdade e da exclusão. Alfabetização na Idade Certa vai ajudar toda criança a ter o aprendizado adequado para continuar estudando."

Segundo Dilma, o professor tem papel importante na alfabetização da criança. "A professora ou o professor alfabetizador são os heróis dessa nossa história. Por isso, temos que valorizá-los, e isso significa premiá-los, assegurar bolsas de estudo e condições adequadas de trabalho. Nós vamos investir mais de R$ 2,7 bilhões até 2014 na formação dos professores, na compra de livros e também na avaliação do aprendizado das nossas crianças."

Dilma afirmou ainda que o país vai ajudar a melhorar a formação dos alfabetizadores. "Vamos oferecer cursos para os 360 mil alfabetizadores. Os cursos estão sendo preparados por 34 universidades e serão ministrados, uma vez por mês, na cidade do professor. Vamos pagar para cada alfabetizador uma bolsa que vai começar em R$ 200 por mês para ajudar nas despesas com o deslocamento e alimentação. Todos os professores são importantes, mas os 360 mil alfabetizadores do Brasil são os mais importantes porque estão formando a base", disse.

Prêmios

De acordo com Dilma, os resultados farão com que os professores ganhem prêmios. "Vamos premiar os melhores resultados. Para isso, vamos usar os resultados da avaliação que faremos no final do próximo ano com os alunos de todo o Brasil. Nós já reservamos R$ 500 milhões para essa premiação, pois achamos que o Brasil deve reconhecer e valorizar as melhores práticas educacionais, os melhores professores e as escolas mais bem sucedidas."