quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sexo entre cristãos: Dentro das quatro paredes vale tudo?



Fatores internos e externos podem comprometer a estabilidade da vida a dois.

Como ter um casamento próximo da perfeição diante dos olhos de Deus? Como manter a união estável e saudável diante de todos os desafios que milhares de casais enfrentam todos os anos? As estatísticas não conspiram a favor. No Brasil, de acordo com o Censo 2000, somente 70% dos casais que juraram amor eterno diante do altar permanecem juntos após os dez primeiros anos de casados. Isto representa, segundo a revista Época, 150 mil pessoas divorciando-se todos os anos no país. A maioria delas alega "incompatibilidade de gênios", mas é sabido que a expressão é freqüentemente usada apenas para cumprir formalidade. A origem de parte considerável destas separações diz respeito a problem as na intimidade do casal, seja por fatores internos, como dificuldades no relacionamento sexual, ou externos, especialmente a infidelidade. Nestes casos, o conceito bíblico de "leito sem mácula" fica comprometido, deixando marcas tão profundas que só Deus pode restaurar.

"Mesmo entre quatro paredes, Jesus continua a ser o Senhor; por isso, o casal precisa ter domínio próprio até no relacionamento sexual" — Josué Gonçalves

Alguns terapeutas familiares têm procurado pesquisar com profundidade as crises pelas quais passam os casais. O relacionamento sexual, por exemplo, é uma das áreas que mais geram dúvidas entre os cristãos. Como definir o que é saudável num campo em que a discussão é carregada de tabus? Na opinião do pastor Gilson Bifano, da Missão Oikos
— ministério cristão de apoio à família
—, a pureza do leito conjugal, como descrita em Hebreus 13.4, é uma referência à santidade e à sinceridade das relações sexuais no casamento. Ele lembra que, mais adiante, o autor menciona fornicadores e adúlteros, acusados de manter relações sexuais contrárias à vontade de Deus. "Isto significa sexo entre duas pessoas solteiras, o que é chamado fornicação, e entre duas pessoas, mesmo que uma delas ou ambas sejam casadas, mas que não sejam cônjuges, o que caracteriza o adultério. Nos dois casos, a advertência é clara: Deus julgará", diz o terapeuta familiar.

Bifano questiona o ditado popular, segundo o qual, dentro de quatro paredes, pode tudo entre os casais. "Será verdade? Pode um casal assistir a filmes pornográficos para esquentar a relação, por exemplo? Creio que não. O que um casal faz entre quatro paredes deve ter aprovação de Deus", afirma, no que é corroborado por outro terapeuta familiar de renome nacional, o pastor Josué Gonçalves. "O que as pessoas precisam entender é que, mesmo entre quatro paredes, Jesus continua a ser o Senhor das nossas vidas. Só por isso, o casal precisa ter domínio próprio até mesmo no relacionamento sexual", diz.

Josué, que fundou, há 12 anos, o ministério Família Debaixo da Graça, orienta os casais no sentido de que conversem e concluam juntos sobre o que cada um gosta e não gosta na relação sexual. A transparência nas intenções e nas conversas deve ser uma necessidade constante, se o casal deseja manter um casamento sadio. "Casamento é compromisso, é cumplicidade entre os cônjuges.

Quando um deles permite que haja segredos que o outro não saiba, abre portas para a infidelidade e a desconfiança."

Segredos
Em alguns casos, a traição não está diretamente relacionada ao adultério. Um segredo pode ser suficiente para abalar a união. Jorge e Mariane, que preferem não revelar seus nomes verdadeiros, são membro s de uma igreja Assembléia de Deus, em Niterói (RJ). O casal, que mora em uma região de favelas, viveu, até poucos meses, uma situação que, por pouco, não destruiu a relação. Desempregado, ele começou a fazer pequenos serviços, levando e trazendo informações para os traficantes da região. Mariane desconfiava do dinheiro que aparecia eventualmente, mas nada sabia do envolvimento do marido com a contravenção. "Só fiquei sabendo quando ele foi detido pela polícia e indiciado por envolvimento com essa coisa horrível", conta a esposa.

Jorge não ficou na cadeia, mas a confiança entre os cônjuges ficou seriamente abalada: "Sei que errei em guardar segredos, e muito mais em me meter naquilo. Se eu tivesse consultado minha esposa, ela iria me impedir, me lembrar de que era coisa do diabo, me amarrar em casa, sei lá! Ela é mais equilibrada, mesmo", reconhece, arrependido. Os dois agora fazem terapia para casais e afirmam que a experiência serviu de lição.

Quando acontece a traição, somente a graça e o poder de Deus, agindo na vida dos envolvidos, pode interferir para que haja cura, perdão e desejo de reconstruir a relação. Foi exatamente esta fórmula a responsável pela restauração do casamento entre a dona de casa Marilda Teixeira Rebola, 58 anos, e o vendedor Aldenir Zamora Rebola, 59. Os dois são casados há 36 anos, mas há 18 o adultério quase destruiu a vida a dois. "Descobri que meu marido tinha uma amante e que os dois já tinham um filho pequeno", conta ela, lembrando que, na época, nenhum dos dois era cristão.

Após a descoberta, o casal ficou separado por quase dois anos, até que, já convertidos ao cristianismo, os dois puderam buscar a cura e voltaram a morar juntos. "Apesar da traição de meu marido, eu fiz uma análise e vi que contribuí para o fracasso do nosso relacionamento, pois não o respeitava", diz Marilda, valorizando o poder restaurador da humildade. Pais de dois rapazes e uma moça, eles afirmam que o retorno só foi possível graças a muita oração e ao desejo de perdoar e enterrar as mágoas. "Hoje nosso casamento é uma bênção para nós e para nossa igreja, e damos cursos bíblicos para casais", diz ela, prova viva do poder de Deus para apagar as máculas do passado.

Por Marcelo Dutra

CASAMENTO NÃO É O SEPULTAMENTO DA NOSSA INDIVIDUALIDADE



Individualidade e mutualidade.

Individualidade – respeito consigo mesmo.

Mutualidade – respeito com os outros. 

O equilíbrio entre individualidade e mutualidade é um desafio permanente na vida de um casal (liberdade e compromisso). 

Isto porque é difícil construir uma relação em que os aspectos saudáveis de cada um se completam, onde um e outro possam ser o que são, coexistindo duas individualidades numa parceria. 
Carl A. Whitakar, diz que: "quanto mais você é livre para ficar com os outros, especialmente com o seu cônjuge, mais você se sente livre consigo mesmo". A questão é: Qual é o grau de liberdade e independência necessário para que a relação continue viva e abrigue possibilidades de desenvolvimento pessoal?

Verdades que todo casal precisa saber sobre individualidade e mutualidade:

1-Deus criou o homem carente de relacionamento, com ânsia de se juntar e não passar a vida sozinho (Gn 2.18; Ec 4.9-13).

2-Casamento não é uma chamada para o encarceramento, prisão ou escravidão, no sentido de perda total de liberdade e de individualidade. A unidade do casal não pode ser doentia. No amor não há sentimento de possessividade.

3-Se uma pessoa é dominadora (possessiva) e tolhe a liberdade do parceiro, o companheirismo deixa de existir. À medida que o amor cresce, também crescem a liberdade, a responsabilidade e o próprio amor.

4-O equilíbrio entre a proximidade e a liberdade de cada indivíduo é uma das características mais importantes da completude.

5-Casamento problemático é aquele em que uma das partes enxerga as horas de separação, a individualidade e o espaço como ameaças. Para essa pessoa, a individualidade significa falta de amor e descaso. Ela só se sente amada quando está ao lado do outro.

6-O casal deve estar atento para o perigo de usar a liberdade de modo destrutivo. Adão e Eva usaram a liberdade para pecar contra Deus. O apostolo Paulo fala sobre isso: " Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outro mediante o amor. Toda a Lei se resume num só mandamento: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’". (Gl 5.13,14).
7-Não podemos usar nossa liberdade para satisfazer noss o egocentrismo.

8-Cada casal deve encontrar um grau de individualidade com sabedoria para que nenhum dos dois sofra.

9-A Bíblia diz: "Ame o próximo como você ama a si mesmo" (Mc. 12.33). Ao exercer a sua individualidade, não deixe de ver como a sua liberdade está afetando a pessoa que você ama. Você gostaria de ser tratado com desrespeito? Lembre-se, respeito gera respeito!

Os homens tem dificuldades em falar sobre amor e arrependimento



Para os homens "falar não resolve nada" , o que importa é a "ação" . Esse é o pensamento da grande maioria masculina.Eles são criaturas mais de ação do que de palavras.

É verdade que podem aprender a verbalizar sentimentos e também a reagir melhor aos sentimentos de outras pessoas, mas isso já não é algo natural para eles, é um esforço, uma busca deliberada.

Você já ouviu algo assim : "Eu já te falei que te amo, o que você quer mais?" É o seu marido falando que te ama. Os homens falam para "relatar " algo, as mulheres falam para " construir uma harmonia".Eles se comunicam de um modo lógico, e elas se comunicas de um modo emocional.

Houve um tempo em que nós morávamos na fazenda e as nossas estradas ofereciam duas coisas, barro em dia de chuva, ou poeira em dias seco. E quando íamos para a igreja, chegávamos lá com nossos sapatos sujos. Agora, imagina o sofrimento da Pastora Cleire. Ela brincava que era a pastora do pé sujo. Então quando chegávamos na porteira onde ela tinha que descer para abrir, eu , sem dizer nada enconstava o carro o mais próximo possível da porteira, evitando assim que ela sujasse muito o pé no pó ou no barro. E, às vezes, alguém dentro do carro logo questionava: "A porteira abre para o nosso lado!!" E não entendiam o porque eu encostava tanto o carro na porteira, se depois tinha que dar uma marcha ré. Aquela era uma maneira de declarar que amava Cleire e que queria o melhor para ela. Os homens preferem fazer do que falar.

Saber que os homens são assim, coloca você mulher em condição de entender melhor o modo pelo qual ele expressa amor e arrependimento, e que é diferente do seu modo.

Se para você ouvir algumas coisas românticas é importante, então, você terá que ensiná-lo, deixando claro que ele não será menos homem por isso.

Se o seu marido não se declara para você, dificilmente pede perdão, e tem dificuldades em dizer obrigado. É bem provável que você esteja diante de um ser humano do sexo masculino que te ama, mas não foi treinado para isso, mas que nem por isso é mal, ou tem desamor por você.

SER MANSO E SER BOBO



"Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra." (Mt 5. 5)

É interessante como o nosso mundo

rejeita comportamentos e atitudes boas e que vem de Deus. Ser manso aos olhos do mundo é ser bobo, ser explorado, ser um "Zé ninguém" que apanha de todo mundo e fica quieto. Uma interpretação totalmente absurda de uma das características mais amadas por Deus. Apesar de ser uma característica apreciada por Deus, não parece ser tão popular entre as pessoas, pois demanda muito trabalho tê-la na vida e ainda tem uma conotação errada perante as pessoas. Mas afinal, o que é ser manso?

Pense em um animal, um cachorro, por exemplo.

Um cachorro manso é um cachorro pacífico, bondoso. Ele demonstra bondade em suas atitudes, no seu jeito de ser. Mostra respeito, carinho e consideração por aqueles que se aproximam dele, ainda que alguns não o tratem tão bem. Não se espera desse bichinho uma atitude violenta, raivosa, agressiva, pois ele é manso. Ele é totalmente devoto de seu dono, ama-o de todo o coração. Ele se destaca pelo seu comportamento pacificador e totalmente voltado para a bondade.

É claro que não somos cachorros.

Mesmo o cachorro mais manso agirá, quando necessário, pelo seu instinto. Nós somos muito mais! Por isso, temos a responsabilidade de sermos mansos perante as pessoas e perante Deus. Parece um peso, mas não é! Jesus disse que os mansos seriam bem-aventurados (felizes). A felicidade vem do contentamento em fazer o que agrada a Deus, em ver o bem triunfando poderosamente sobre o mal.

E tem mais:

os mansos serão os herdeiros do reino de Deus. Essa é a promessa de Jesus vinculada ao seu ensino. Aqueles que nutrem atitudes contrárias à mansidão e não se arrependem, não ganharão a herança da parte de Deus. Paulo observou essa questão: "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: … inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. (Gl 5. 19-21). As atitudes grifadas no versículo são típicas de quem não tem um coração manso.

É bom lembrar que a mansidão

deverá aparecer justamente nos momentos mais tensos. É na fila do banco, numa fechada no trânsito, numa injustiça sofrida, em meio a uma humilhação, sim, são nestas situações que se conhecem os "mansos do Senhor", que não são bobos que não lutam pelos seus direitos, mas pessoas que sabem lutar do jeito correto, do jeito que agrada a Deus!

Cursos Teológicos na Assembléia de Deus Central de Itaperuna





 - Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus -

Uma escola comprometida com a sã doutrina"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade". (II Tm. 2.15).

Fundada em Janeiro de 1979 pelo saudoso pastor Pr. Bernhard Johnson Jr. (1931-1995), a EETAD é uma instituição devidamente reconhecida pelo Conselho de Educação e Cultura Religiosa da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil) e da CONAMAD (Convenção Nacional das Assembléias de Deus - Ministério de Madureira).

A EETAD já formou mais de 40.000 alunos e, presentemente, 23.000 alunos estudam nos mais de 400 Núcleos instalados em igrejas evangélicas do Brasil e do exterior (EUA, Canadá, Portugal, Inglaterra, Irlanda, França, Itália, Luxemburgo, Bélgica e Japão). Aproximadamente 6.000 alunos estão matriculados no sistema Telecurso. Várias instituições teológicas do Brasil, de Moçambique e de Angola também utilizam os manuais de estudo da EETAD em seus cursos.

A EETAD utiliza o sistema E.T.E. - Educação Teológica por Extensão para aplicação dos seus cursos Básico e Médio, de Teologia. É um sistema descentralizado de ensino, que vai ao encontro da necessidade existente. Para tanto, instala Núcleos de ensino nas igrejas ou em entidades paraeclesiásticas, que tenham estrutura para a aplicação do curso.

O Núcleo da EETAD administra suas atividades na Igreja do Relógio através de uma diretoria composta por pastores: diretor, Coordenador, Monitor e Secretário-Tesoureiro.

Todo o material dos cursos (livros, testes, formulários, etc.), de excelente qualidade comprovada, é editado e fornecido pela EETAD, que apresenta sua estrutura operacional dividida em duas áreas distintas, a saber:
* Administração Geral: Presidência e Diretoria Administrativa.
* Controle do Curso: Secretaria Geral, Centro de Processamento de Dados e Departamento Acadêmico.

Utilizando os mais modernos recursos disponíveis, todo o sistema operacional da EETAD encontra-se informatizado, sempre buscando novas técnicas e equipamentos atualizados, com o objetivo de agilizar os controles e proporcionar a cada aluno informações precisas, atualizadas e confiáveis, a respeito de sua situação acadêmica.

Portanto, se você preza por um ensino teológico de qualidade, pautado na sã doutrina, não perca esta rica oportunidade! Faça sua matrícula na Igreja do Relógio.

Turmas as quarta-feiras, ás 19 horas, e domingos ás 8 horas e 30 minutos.

Para maiores informações fale com o Pastor Oswaldo Brito.
Lique (22) 3822-0731.
Avenida Cardoso Moreira, 1008 - Centro - Itaperuna-RJ, Cep. 28.300-000.

Bacharel em Teologia Instituto Bíblico Ebenézer na Igreja do Relógio

 Quem somos...

Curso: Teologia

Modalidade: Presencial, com possibilidade de 20% da carga horária em atividade semi-presenciais envolvendo estágios, seminários, estudos dirigidos, nos termos da Portaria do MEC n° 4.059/04

Diploma conferido: Bacharel em Teologia

Carga Horária: 2.097 h/a.

Regime: Semestral

Turno: Noturno

Horário das aulas: 18.50 às 22.20

Dias de Funcionamento: Terça, Quarta e Quinta.

Investimento: 25 % do salário mínimo.

Nome da Instituição: IBE - Instituto Bíblico Ebenézer em Itaperuna, Rio de Janeiro.

Reconhecimento: O curso de Bacharel em Teologia está sendo oferecido na modalidade de curso livre. Entretanto, satisfaz as exigências para que os futuros diplomados caso tenham interesse possam se submeter ao curso de integralização de créditos no intuito de reconhecerem seu curso de Bacharel em Teologia diante do MEC. Caso não tenham interesse, o curso de Bacharel em Teologia será reconhecido no que diz respeito aos fins eclesiásticos.

Editado por Agência R3, terça-feira, 24 de agosto de 2010 | 16:42

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A confiabilidade da palavra profética




INTRODUÇÃO
Durante um ministério que se alongara por mais de quarenta anos, Jeremias profetizou em Jerusalém, buscando demovê-la de sua iniquidade. Portou-se de forma resoluta e varonil em todas as circunstâncias; jamais recuou ante a oposição que lhe moviam os sacerdotes, os falsos profetas e a casa real. Ele estava cônscio de que a palavra profética, em seus lábios, provinha diretamente de Deus; não era invencionice sua. 

Jeremias foi um autêntico e bravo porta-voz de Jeová. Atuou como profeta, intercedeu como sacerdote e refletiu, como teólogo, sobre o relacionamento de seu povo com o Deus de Israel, a quem pertencia as demais nações.

Profetizando, fez teologia. 
As palavras que lhe entregara o Senhor, proclamou-as fielmente ao rei, aos ministros do altar, à plebe e até mesmo aos falsificados mensageiros de Deus as proclamou. Depois, com a ajuda do sempre dedicado e prestimoso Baruque, encerrou-as em seu livro, a fim de que todos viessem a atestar a fidelidade da palavra profética. 

Ao evocar-lhe a imagem da amendoeira, afiança-lhe Deus o fiel cumprimento de cada uma daquelas enunciações (Jr 1.11,12). Nenhum arcano cairá por terra, como por terra jamais caiu quaisquer de suas boas e singulares promessas à Judá, outrora tão amorável e terna.

O profeta Jeremias é alguém que falou em lugar de Deus, e por Deus, num mundo teologicamente correto, mas que de Deus se afastara, enchendo-se de deuses vazios. Diante de profecias que encenam dramas tão fortes, não há como emudecer a pergunta: Por que os judeus não deram crédito à voz do Senhor?

Nos lábios de Jeremias, a palavra profética interpreta uma tragédia pré-anunciada, cujo epílogo, de modo paradoxal, tem um final esperadamente feliz. Somente a Palavra de Deus comporta tais ilogicidades; sua aparente incongruência desafia todas as nossas premissas e silogismos; é um ilógico estranhamente lógico. Não escreveu Paulo ser a sabedoria de Deus loucura para o mundo? (1 Co 1.18-21). 
Assim é a palavra profética. 

I. O MISTÉRIO DA PALAVRA PROFÉTICA
A palavra profética, em si, já é um mistério. Mas aprouve a Deus revelá-lo por intermédio de seus servos, os profetas (Am 3.7). Instrumentando-os nas mais adversas circunstâncias, vai o Senhor, progressiva e claramente, desvendando-nos a sua vontade, o seu conhecimento e o império de seus desígnios (Hb 1.1-3). Quem lhe pode suportar a força dos decretos? Proclamada a palavra profética, cabe-nos observá-la com toda a diligência (Sl 119.4).

É a palavra profética, por conseguinte, a revelação tanto da sabedoria como dos desígnios de Deus. Sem ela, como viríamos a saber que existe um Ser Supremo e Criador de quanto existe e que se preocupa conosco e que, com nós pecadores, almeja comunicar-se? É a vontade do Senhor que todos os seres humanos inteirem-se de todos os se us propósitos (At 20.27; 1 Tm 2.4).

Jeremias empreendera levar os judeus a curvarem-se ante os intentos do Deus de Israel. Infelizmente, eles já não perguntavam pelo Senhor (Jr 2.6). Se já não indagavam pelo Senhor, como poderia Ele revelar-lhes seu conhecimento e vontade? Os que o buscam, porém, jamais serão frustrados (Is 55.6). Aliás, chegaria o tempo em que o Senhor permitir-se-ia achar até mesmo pelos que por Ele não procuravam (Is 65.1). Agindo, assim, não estará o Senhor sendo injusto? Com a vinda do Cristo de Deus, a palavra profética, já exposta no Evangelho da Salvação, é revelada a todos (Tt 2.11).

Sem a palavra da salvação, estaríamos mergulhados em densas trevas. Não saberíamos, por exemplo, que os mundos foram criados a partir da palavra divina (Hb 11.3). Haveríamos de ignorar, também, que Deus, além de criar o Universo, sustém-no com a destra de seu poder (Hb 1.3). Desconheceríamos nossa gênese e desconsolar-no s-íamos quanto ao nosso destino final.

Era missão de Jeremias, portanto, tornar bem patente a Judá que, caso não viesse a arrepender-se de seus pecados, voltando-se incondicionalmente ao Deus de Israel, seria ela desalojada daquela boa e pródiga terra. Sob o manto do opróbrio, haveria de andejar numa terra inculta e má, onde setenta anos de exílio aguardavam-na (Jr 25.11). A palavra profética não voltaria atrás; proclamada sob os auspícios daquele que detém o espírito da profecia, era certeiro o seu cumprimento (Ap 19.10).

II. FUNDAMENTOS DA PALAVRA PROFÉTICA
Não sendo a palavra profética um mero exercício de lógica, mas a revelação do conhecimento e da vontade de Deus, tem ela no próprio Deus o seu fundamento. Logo, se Deus falou, certamente sua palavra há de se cumprir (Jr 29.10). Ele não é homem para que minta, nem filho de homem para que deixe cair por terra a sua palavra (Nm 23.19). A palavra de Deus é avalizada pelo Deus da palavra. 

Desde Enoque, o primeiro arauto, a João, o último porta-voz da Antiga Aliança, nenhum dos profetas vacilou em proclamar a Palavra de Deus. Estavam eles cônscios de que a palavra que lhes inspirava o Espírito de Cristo, que neles agia, cumprir-se-ia na estação própria (1 Pe 1.11). 

Falou o Senhor? Por que deixará o profeta de lhe proclamar os oráculos? (Am 3.8) Esta era a experiência do boieiro Amós. Embora não fosse ele profeta nem filho de profeta, ao ouvir o chamamento divino para apregoar os arcanos do Senhor, não titubeia. Constrangido pelo peso daquela palavra, repreende a Israel. E até a própria vida expõe por amor às sentenças que lhe inspirava o Espírito Santo.

III. A PALAVRA PROFÉTICA TEM COMO FUNDAMENTO OS ATRIBUTOS NATURAIS DE DEUS
Somente um Deus eterno e infinito pode garantir o exato cumprimento das profecias que, de Gênesis a Apocalipse, revelam-nos o seu amor redentivo. Um ser morta l e contingente como o homem jamais poderia assegurar a fiel observância das Setenta Semanas de Daniel (Dn 9.20-27). Aliás, até mesmo um anjo, apesar de toda a sua luminescência, seria incapaz de afiançar a viabilidade de uma locução profética ainda que despida de complexidade. Ao profeta Daniel, o anjo Gabriel explicou o que ocorreria no futuro. Mas quem assegurou o cumprimento de todas aquelas palavras foi o Senhor. 

Onisciente, conhece Deus, com perfeição máxima, todas as coisas. Ele simplesmente tudo conhece; pois tudo quanto existe dEle provém. Além disso, pode o Senhor estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Nem a própria Lei da Relatividade é capaz de limitá-lo. Se Ele a formulou, pode derrogá-la. Logo, não precisa o Senhor viajar à velocidade da luz para vazar a fronteira do tempo, pois o tempo, ante a sua eternidade e refulgência, não passa de uma referência desprezível. Aliás, não é Ele o pai das luzes? (Tg 1.17) E o seu Filho não é a luz do mundo? (Jo 8.12). Até a luz, diante da sua luz, é treva (Sl 139.12). 

O que é o futuro para Deus? Ele tudo conhece e pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, então o porvir para Ele não passa de um presente contínuo. Logo, fazendo tudo concorrer para que nenhum de seus decretos deixe de ser cumprido, inspira os seus profetas, por intermédio do Espírito Santo, a escrever antecipadamente a história. E assim nasce a profecia.

No Salmo 139, o cantor de Israel descreve o Senhor em sua onipresença e onisciência. Nem o tempo nem o espaço conseguem detê-lo; Ele mesmo os criou. Se para o Senhor até o mesmo infinito é finito, por que o espaço o limitaria? E se Deus é o pai da eternidade, por que o tempo arrumaria tempo para barrar-lhe os planos? O ontem, o hoje e o amanhã, para Ele, não passam de um presente simples de um indicativo que lhe revela a ativa e soberana intervenção em todos os negócios humanos. Em nossa v ida, Deus não pode ser uma hipótese; Ele é o que é.

No que tange ao atributo da onisciência, há os que, pondo-se a estudar as profecias, dizem: "Deus, prevendo esse acontecimento". Ora, prevê Deus alguma coisa? Deus nada prevê; Ele tudo vê clara e meridianamente. Quem prevê é o homem por estar encerrado no espaço e no tempo. Aliás, rigorosamente considerando, o homem coisa alguma prevê, mas adivinha e joga com possibilidades óbvias. Não agia assim Nostradamus? Suas centúrias não passam de um jogo de palavras tão complexo que se abre em possibilidades várias. É algo confuso e disforme; frustra até mesmo os seus discípulos. Não assim a palavra que o Espírito Santo inspirou aos profetas hebreus e aos apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo. O que dizer das predições messiânicas do Antigo Testamento? 

O que é, pois, a previsão senão um exercício intelectual? Ela brota de suposições e conjecturas. Têm-na alguns como sinôni mo de adivinhação. Fôssemos defini-la, diríamos tratar-se da antecipação de fatos com base em conjecturas do que está para acontecer. A previsão, por conseguinte, é um exercício humano, não um labor divino. Deus nada precisa supor para saber como será o futuro. Ele simplesmente o conhece, porque a eternidade não lhe é estranha. Não é o seu Filho o Pai da Eternidade? (Is 9.6) Ora, aquEle que é o Senhor do tempo deixar-se-á limitar-se pelo futuro como se o futuro lhe fosse algo raro e interrogativo? O ontem, o hoje e o amanhã são-lhe a mesma coisa. Ele não se surpreende com o porvir; todas as coisas, quer no tempo, quer no espaço, lhe estão patenteadas. 

Sendo Deus também onipotente, assegura o fiel cumprimento da palavra profética. Isto não significa, porém, seja Ele um ser arbitrário e que não considere o livre-arbítrio de suas criaturas morais. Ora, se podemos escolher entre duas opções, dEle recebemos este instituto (Dt 30.15). O Senhor, todavia, jamais abrirá mão de sua soberania; seus direitos são inquestionáveis.

Em sua soberania, elegeu-nos em Cristo, predestinando-nos à bem-aventurança eterna (Ef 1.4,5). Isto não significa, porém, haja Ele criado uns para a vida eterna, e outros para a eterna danação. Fora assim, não haveria o que se convencionou chamar de História da Salvação. Seria o bastante inicializar uma programação, a fim de conduzir os entes, ciberneticamente montados, a operacionalizarem rotinas e atitudes sempre corretas. Mas um Deus que exige voluntariedade deixar-se-ia louvar por seres que, na verdade, nem seres são e sim máquinas despossuídas de almas? Ele claramente reivindica: os que o adoram façam-no em espírito e em verdade (Jo 4.23). Para adorá-lo em espírito não é suficiente existir; é necessário ser.

IV. A PALAVRA PROFÉTICA TEM COMO FUNDAMENTO OS ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS
Justo e santo, Deus jamais permitirá caia qualquer palavra sua por terra. Ele não pode mentir nem mostrar-se infiel; se o fizer, estará negando a própria natureza. Que o homem seja mentiroso; Deus, não. Por isso, descansemos em suas promessas; humildemente, acatemos as profecias solenizadas por seus mensageiros.

Bom e sumamente perfeito, Deus não pode ser melhor do que é. Não carece de aprimoramentos nem de atualizações. Ele simplesmente é o que é. Suas bondades, grandezas e perfeições, infinitas em si mesmas, revelam que Deus é o ser supremo por excelência. Não apresenta qualquer variação; se promete, cumpre. 

Ele profere a verdade e na verdade se compraz; sua natureza é essencialmente veraz. Não fora fiel aos seus atributos morais, que importância teriam as Sagradas Escrituras? Não passariam de um testamento sem testamento. Viveríamos como que em suspense, não sabendo como o Criador agiria no instante seguinte. Um deus arbitrário e inconfiável teríamos nós. Aliás, se inco nfiável e arbitrário, não é Deus. Pois a sua natureza reclama fidelidade e congruência moral: Ele é santo.

Não fora o Senhor bom, santo e justo, nenhum compromisso teria com a palavra profética. Cairia esta por terra, como por terra jazer-lhe-ia o nome. Mas, se o profeta chamado por Deus anuncia: "Assim diz o Senhor", como deixaria o Senhor de cumprir suas promessas e de aplicar as disciplinas já decretadas? Se não o fizesse, não seria Deus; homem seria. Somente o homem, devido às suas naturais limitações, não tem condições de velar por todas as suas palavras. 

CONCLUSÃO
Por conseguinte, tem a palavra profética o aval do próprio Deus; é a sua palavra inspirada, inerrante e soberana. Garante-lhe Ele o fiel cumprimento. Se o Senhor falou, cumprir-se-á tudo no devido tempo. Sua palavra não voltará vazia; fará o que lhe apraz; mostrar-se-á fiel em todas as instâncias. Não é palavra de homem; palavra de Deus é.

A TEMPESTADE NÃO SERÁ MAIOR QUE A PROVISÃO


Mateus 8:23-27

E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram; E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: SENHOR, salva-nos! que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

Nós Por muitas vezes pensamos que não vamos suportar a tempestade, e esquecemos que a provisão de Deus é bem maior que a tempestade em nossas vidas. Nós temos que crer que toda tempestade ira bater em retirada de nossas vidas. Você sabe por que existem pessoas que nunca saem da tempestade? Porque Tudo tem um propósito debaixo do céu, e se você esta passando por guerras, por lutas, pela tempestade de gloria Deus pois você esta sendo curado, por muitas vezes a tempestade vem para nos curar. Quando passamos pela tempestade é necessário termos fé. Mateus 8:25-26 E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: SENHOR, salva-nos! que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. O momento da tempestade veio da vida dos discípulos para que a fé fosse restituída, e assim também acontece em nossas vidas, precisamos ter fé e se não tivermos a te mpestade vira para trazer a fé necessária. Quando estamos munidos de fé a tempestade não pode nos atingir, nós temos um Deus que nos livrara da tempestade, mais para isso é preciso ter fé. Jesus vai nos livrar da tempestade. É muito fácil ver pessoas procurando Jesus quando estão na tempestade, mas quando a tempestade se vai deixamos Jesus. A tempestade só pode ser amenizada se buscarmos a Jesus. As vezes não temos fé necessária para fazer a tempestade parar. Quantas vezes caminhamos com Jesus mas não temos a fé necessária para acalmar a tempestade,nós temos que aprender a confiar em Jesus Salmos 37:5 - Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. Mateus 8:26 E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: SENHOR, salva-nos! que perecemos. Nós temos que clamar e pedir a salvação a Jesus,porque sabemos que vamos perecer e Jesus vem e nos salva ,e por muitas vezes não honramos a Deus por isso, Jesus sempre nos salva. A tempe stade tem o propósito fundamental de fazer com que busquemos a Jesus, quando somos atingidos pela tempestade o que Deus quer é que acheguemos ate a ele. Sem a tempestade ninguém acorda Jesus.Quando Jesus se move ele só sabe fazer uma coisa, MILAGRE! Em meio a tempestade Deus vai fazer MILAGRE ! Só existe uma saída, e a saída é JESUS Não existe problema em que Deus não esteja disposto a resolver, chego a hora de você colocar Jesus dentro do seu barco, quando estamos em meio a tempestade marcamos uma geração, existem pessoas que não vêem saída e não fazem nada para tentar acalmar a tempestade. Mateus 8:27 E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? Jesus passou pela tempestade e marcou uma geração, fez a tempestade parar e transformou a vida de seus discípulos. Quem tem poder para acalmar a sua tempestade? JESUS

Sei que a tempestade dará seu lugar a um dia de sol da Justiça .

Combater o inimigo para estabelecer a conquista


Timóteo 4:1-7

1 - CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,

2 - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

3 - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

4 - E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

5 - Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

6 - Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.

7 - Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

Timóteo era boca de Paulo aqui nessa terra, assim como ele precisamos decidir que nosso pecado não pode nos afastar de Deus, assim, verdadeiramente seremos boca de Deus neste tempo.

Para combatermos o inimigo e estabelecermos a conquista é importante estarmos munidos das armas necessárias, pois já é chegada a hora de todos os filhos legítimos viverem o reino do senhor. A salvação é gerada quando entendemos os princípios da palavra.

A fé é nossa aliada para combatermos o inimigo e estabelecer nossa conquista, ela nos leva a crer que o senhor fará milagres em nossas vidas e em outras vidas através de nós. Nada pode frear nossa conquista quando estamos munidos de fé, a essência da fé no espírito nos leva a agradar o coração de Deus. Decida ser um filho que vive em fé, pois o senhor derramará das bênçãos dele sobre você e sua família.

Shalom a todos!

ESPERANDO A JESUS



João 11:28-44 E, dito isto, partiu, e chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O Mestre está cá, e chama-te. Ela, ouvindo isto, levantou-se logo, e foi ter com ele. (Ainda Jesus não tinha chegado à aldeia, mas estava no lugar onde Marta o encontrara.) Vendo, pois, os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo: Vai ao sepulcro para chorar ali. Tendo, pois, Maria chegado aonde veu-se muito em espírito, e perturbou-se. E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê. Jesus chorou. Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava. E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse? Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela. Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: SENHOR, já cheira mal, porque é já de quatro dias. Dis se-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.

O projeto de Deus para nós é restaurar tudo o que estava morto, Deus é Deus de milagres, cura e restauração. Temos que crer no milagre.

Para viver o milagre e necessário não se importar com o tempo Eclesiastes 3:1 TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Deus não quer que você confie em tempo, mais quer que você confie nele.DEUS é a solução para todos os nosso problemas, creia e espere que o milagre de Deus chegara, mais tudo isso no tempo certo, no tempo de Deus.

Quando Deus quer fazer um milagre em nossa vida é no tempo dele.

João 11:39 Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: SENHOR, já cheira mal, porque é já de quatro dias.

Existem coisas que já estão mortas em nossas vidas, cheirando mal, mais o mesmo Deus que ressuscitou Lazaro vai ressuscitar na sua vida , na sua família.

O Deus de hoje , é o mesmo ontem , hoje e sempre.

Para viver o milagre é preciso ser liberto, só vive o milagre quem é livre.

João 11:44- E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.

TUDO que nos atava Jesus vem e nos liberta, Deus hoje vai te libertar. Esteja disposto a ser liberto, DEUS quer te fazer prosperar em todos os níveis mais para isso é preciso ser livre, aceite a Jesus e seja livre.

Existem pessoas que tem o prazer de nos ver passando por guerra, mais existe um homem que tem o prazer de nos libertar e esse homem é Jesus, o senhor dos senhores.

HOJE É DIA DE MILAGRE, DIA DE LIBERTACÃO.

Hoje Deus vai me tirar para fora do sepulcro,Crente não morre,Crente tem vida eterna ao lado de Cristo, todos os milagres serão realizados por Deus no tempo de Deus.

Você nasceu para caminhar com Jesus Cristo. Deus nos tira do pó e faz de nós um milagre, só Deus pode ressuscitar o que esta morto.


sábado, 27 de outubro de 2012

O FUTEBOL É COMPATÍVEL COM O CRISTIANISMO?



Para entender melhor, vou usar os mandamentos, e vejamos se o futebol nos afeta ou não. Partindo do princípio de que o mandamento diz que devemos amar o próximo como a nós mesmo, não está coerente com a Palavra de Deus você disputar uma partida de futebol, em que você terá que derrotar o seu próximo para ter vitória.Ora, se você derrota o seu próximo, que amor é esse? E se você for o derrotado no futebol, você não sentirá um desejo de se vingar na próxima partida, para não se frustrar? Futebol é um meio que o diabo usa, para criar a rivalidade entre as pessoas, isso você não tem dúvida. 

Será que isso é saudável espiritualmente? É claro que não, pois quem ama, exalta o próximo e não tenta derrotá-lo. 
Jamais pense que futebol é saudável. Uma mentira proferida por umas cem vezes de torna "verdade". Ex.: ESPORTE É SAÚDE). 

ESPORTE NÃO É SAÚDE - Jogadores de futebol, quando chegam aos 40 anos, estão todos com as articulações arrebentadas pelas contusões, isso se chegarem aos 40 anos, pois tem jogadores com vinte e poucos anos morrendo dentro do campo de futebol, vítimas de infarto. 
Na Bíblia está escrito em: Provérbios 17:14 Como o soltar as águas, é o princípio da contenda; deixa por isso a PORFIA, antes que sejas envolvido. 

Porfia: Discussão; disputa. 
Os esportistas estão em porfias intermináveis!

A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE AS OBRAS DA CARNE SÃO PELEJA PORFIA, E O QUE É O FUTEBOL? DISPUTA,QUAL O NOME DO TIME CONTRARIO? ADVERSÁRIO, OS QUE ESTÃO EM CRISTO NOVA CRIATURA É AS COISAS VELHAS SE PASSARAM EIS QUE TUDO SE FEZ NOVO, FUTEBOL É OBRA DA CARNE, TODOS QUE ESTÃO VIVENDO E ANDANDO SEGUNDO A CARNE ADORARAM ESSA MATÉRIA QUE DIZ QUE O CRENTE PODE JOGAR BOLA, TORCER POR UM TIME DE FUTEBOL, TEM QUE PECAR MAS SABER PECAR,DISCRETAMENTE, SOMOS FORASTEIROS E PEREGRINOS, PORTANTO SE JÁ RESSUSCITASTE COM CRISTO PENSAI NAS COISAS QUE SÃO DE CIMA E NÃO NAS QUE SÃO DA TERRA, TEM QUE MORRER PARA O MUNDO E NASCER PARA CRISTO, EU ACHO UM ABSURDO QUANDO NA COPA DO MUNDO OS JOGOS FORAM PELA PARTE DA MANHÃ VÁRIOS PASTORES CANCELARAM A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL PARA OS CRENTES ASSISTIR E TORCEREM PELA SELEÇÃO BRASILEIRA, DIZENDO QUE SOMOS BRASILEIROS, EU PORÉM ESTOU EM PÁTRIA ESTRANHA A MINHA PÁTRIA É A CANAÃ CELESTIAL, PRECISAMOS TER A MENTE DE CRISTO, O LAZER DO CRISTÃO É ESTAR OCUPADO COM A OBRA DE DEUS, JEJUM, ORAÇÃO, LER A BIBLIA, EVANGELIZAR.

Pr. Max (Sacerdote da Fé)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Entende o que Lê?


Entende o que Lê? ( I Cor. 3. 10-17)


Esta passagem da primeira carta de Paulo aos Coríntios trás em certos termos muita complicação e dificuldade de entendimento por parte dos leitores. Talvez você também tenha dificuldade em entender este texto. “Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo” (I Cor. 3. 10-15) ARC. Esta é mais uma das passagens que não podem ser interpretadas sem o contexto. O contexto deste capítulo esta falando sobre divisões na igreja. Alguns interpretes das escrituras colocam aqui uma base para o purgatório, uma doutrina desenvolvida pela igreja católica em cima deste texto. Mas a analise hermenêutica deste mesmo capítulo junto a este texto nos mostra que Paulo esta falando sobre recompensa (galardão) “Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão” (I Cor. 3. 11) ARC. Portanto Paulo es ta dizendo que a obra que alguém faz em nome de Cristo vai ser recompensada.mas primeiro ela vai passar pelo teste de fogo. Não esta colocando aqui algo a respeito da salvação. Pois a salvação é um dom de Deus e não é pelas obras. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo (ICor 3.15). Portanto a pessoa é salva porque conhece o fundamento que é Cristo. Aquele que constrói banalmente a igreja (ou faz a obra) de Deus relaxadamente sofrerá a perda de recompensas especiais que Deus tem preparado para serviço bem prestado.Sua salvação não está envolvida. Ela é um presente da graça de Deus, recebido pela fé. No entanto, tal salvação teria sido de muito mais agrado se houvesse resultado em boas obras, em materiais dignos, contribuindo para a construção da igreja de Deus. Por estar usando o contraste entre ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno e palha, Paulo quer nos expor a mesma situação da força de uma casa de pedras e a fraqueza de uma casa de palhas. O fundamento e solido é Cristo. Se Cristo é o alicerce, a estrutura erguida por cima deve ser digna da qualidade do seu fundamento. Não se deve construir de qualquer maneira, mas com qualidade, pois onde Cristo é o fundamento a obra que se faz ali trará frutos e com certeza o galardão àquele que constrói. Portanto queremos aqui alertar que não se faça a obra do senhor relaxadamente.Paulo leva esta mensagem a um termo escatológico quando diz o (Dia). “a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um” (I Cor. 3.13)ARC. Esta passagem de 1 Coríntios revela que o julgamento vindouro é mais do que uma simples separação entre os fiéis e os infiéis. Remonta também alguma diferenciação entre a qualidade do investimento de c ada cristão na construção da igreja, ou seja, no reino de Deus. Nesta diferenciação, não existe motivo de se gloriar por haver em qualquer caso “merecido” a salvação, mas parece ser um ensino coerente com a passagem de Mateus 25.14-30, onde aos servos fiéis são dadas novas responsabilidades, ou seja, oportunidades de continuar o seu serviço a Deus. O reinar de Deus continua, e o cristão ainda permanece como servo ou mordomo do Senhor do reino. Pois bem este é meu entendimento sobre esta passagem. Espero ter ajudado.

Deus abençoe.

A JUSTIFICAÇÃO




A justificação e de vital importância na vida de uma pessoa que se converte a Cristo. Já que a Bíblia diz que somos justificados diante de Deus pelo sacrifício de Jesus na cruz do calvário.Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, p or um só ato de justiça, veio à graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos (Rm 5: 18-18).

A epistola aos romanos é uma verdadeira teologia sobre nossa nova vida cristã. Por isso vamos nos deter nela para explicar sobre esta tão grande doutrina. Esta, doutrina que ensina a justificação. Todo crente precisa aprender este assunto, pois ele garante a liberdade de toda alma (pessoa) que crê em Deus por meio de Cristo das constantes acusações do diabo.

A justificação é a forma que Deus usa por meio de Cristo para nos tornar livres da condenação que antes permanecia sobre nós. Pois éramos filhos da ira, ou pecadores e tínhamos por salário destes pecados a morte. Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 6: 22-23).

Para se desfrutar da plenitude de Deus para nossa vida, faz-se necessário entender a obra de Justificação. Para que entendamos melhor é preciso se ver como um réu que estava condenado a prisão perpétua e o juiz bate o martelo e nos da liberdade em vez da condenação. E alguns chegam a dizer que isso não é justo. Mais fazer o que se o juiz Supremo escolheu esta forma de fazer justo aqueles a quem Ele chama. Muitos acham até que podem se justificar diante de Deus por suas próprias obras. Mais Isaias o profeta diz que nossa justiça diante de Deus e como trapo de imundice. A Bíblia diz:Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam (Isaías 64:6).

Não conseguiríamos nunca chegar em paz diante de Deus sem esta obra tremenda do Senhor para nossa vida. Ele (Jesus) levou sobre Ele todas as nossas faltas, e também nos deu direito a se tornar justo mediante a obra dEle na cruz. Deus nos justifica baseado na obra que seu Filho fez. Veja o que esta escrito : Viu que não havia ajudador algum e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve (Isaías 59:16). E ainda no novo testamento Paulo escreve : Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica (Romano s 8:33).

Deus proveu um sacrifício perfeito para nos tirar de debaixo do pecado que fazia separação entre nos e Ele. Então quem pode te dizer que você não é agora um santo; separado por Deus só por que você foi uma pessoa má no passado. Ninguém pode te acusar , nem seres humanos nem o diabo por que Deus te tornou justo diante dEle por meio do sacrifício de Jesus na cruz do calvário. Seria ótimo que você considerasse com muita fé estes versículos em seu coração:Mas a gora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus (Rm 3. 21-26).

Ninguém poderá te acusar já que Deus te justifica, não por suas obras mais pela obra que Jesus fez por nos. A justiça se manifestou em tempo presente por meio de Cristo. Cristo é a nossa justiça diante de Deus. E se Aquele que vai julgar o mundo com equidade diz que você agora e justo (a); quem vai nos acusar. Portanto a justificação nos dá o direito de ir morar com Ele no céu. A justificação e um ato a santificação um processo. No momento que aceitamos Jesus como nosso salvador pessoal a justiça de Deus vem sobre nossa vida. Livrando o ser humano da condenação eterna e o transportando para o reino do filho do seu amor (Reino de Cristo). Veja o que a Bí blia diz:Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira (Rm 5:1-9).

Portanto meio amado (a) a paz com Deus e a nossa certeza de estarmos acertados com Ele. Cristo proveu isso, e quem não se condena mais; e por que este entendeu sobre a justificação tão bem explicada na Bíblia. Mais aquele que traz consigo condenações em sua nova vida, com relação ao passado ainda não compreendeu esta tão maravilhosa obra de Deus em nosso favor. Se Deus não nos condena mais por nossos atos passados , não faz sentido viver debaixo da acusação do diabo. Temos por meio de Cristo a vitória sobre todas as nossas falhas diante de Deus , estas cometidas em tempos passados ;decorrentes de nossa ignorância. Pois assim como, por uma só o fensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos (Rm.5: 18-19).

Portanto dentro desta breve explicação podemos compreender o que Cristo fez por nós. Entregando-se em nosso favor para que pudéssemos viver em paz com Deus por meio dEle.

Quem é justificado não quer dizer que não peca mais. Nos ainda pecamos, pois João diz que aquele que disser não ter pecados e mentiroso. Mais a maior de todas as condenações que nos era prejudicial Jesus nos libertou. A condenação de viver separado de deus por nossa condição pecaminosa. Vida guiada pelo pecado. Hoje vivemos em novidade de vida e não obedecemos mais o pecado ou a carne por que somos livres da condenação da carne pela justificação de nosso espírito.

O apostolo Paulo diz: Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça (Rm 8: 1-10).

Espero ter ajudado em sua fé.

Apascentando ovelhas ou entretendo bodes?


Um mal acontece no arraial professo do Senhor. Este mal evoluiu numa proporção anormal, para o erro, no decurso de alguns anos. Ele tem agido como fermento até que a massa toda levede. O diabo raramente fez algo tão engenhoso, quanto insinuar a Igreja que parte da sua missão é prover entretenimento para o povo, visando alcançá-los. A Igreja, gradualmente, baixou o tom do seu testemunho e também tolerou e tolera ainda as leviandades da época. Agora, ela as adota sob o pretexto de alcançar as massas. Cada qual faz o que bem entende para manter suas igrejas cheias. Se algo acontece e o número de membros baixa logo se vê um meio novo para que retorne a Igreja a seu tão vantajoso crescimento. Não importa se isso é de Deus ou vem como uma sugestão do inferno. O importante é a igreja estar cheia.

Hoje quem chega a uma igreja na maioria da vezes ele vai pelo que o atrai. Seja um rock evangélico, ou uma cantora gospel que canta músicas para o Senhor e também tem parte de seu repertório voltado para musicas mundanas. Líderes que recebem pelo correio seu certificado de pastor ou bispo etc. Novos membros que continuam fazendo seus filmes pornográficos e fazendo visitas aos terreiros de macumbas e o próprio ainda fala abertamente a mídia. (Meu líder espiritual evan gélico sabe, ele me conhece e não escondo nada dele). Mas infelizmente estes não podem ser advertidos, pois é a atração principal destas supostas igrejas de Cristo. Quando escrevemos algo sobre a Igreja sem graça que a Globo levou ao ar o ano passado muitos foram os que disseram que era um meio de evangelismo. Agora há poucos dias vimos o que o diabo fez tentando desmoralizar os cristãos diante de uma atitude ridícula tomada pela liderança daquela igreja fictícia.

A Bíblia fala de vários reis que tiveram um tempo de governo mesmo fazendo o que era mau diante de Deus. O rei Acabe foi um deles. A Bíblia diz: “Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vint e e dois anos. Fez Acabe filho de Onri, o que era mau perante o Senhor, mais do que todos os que foram antes dele”. Fez o que era mau diante do Senhor mais do que todos os que foram diante dele. Este homem representa o estado em que se encontram alguns de nossos irmãos/irmãs. Fazendo o que é mau e dizendo: Isso não tem nada a ver. Sendo dirigidos pelo espírito de Jezabel. Aprendendo uma doutrina de demônios. O NT e o AT advertem sobre os falsos profetas. Que parecem homens de Deus, falam como homens de Deus, fazem sinais como se fossem homens de Deus, usam Bíblias etc. E quem são estes em nossos dias? A Bíblia diz e pronta a nos dizer: Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sen tindo coceira nos ouvidos, e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. Qual é o preço que se paga por viver a verdade? Se você esta entretendo os bodes certamente não terá uma resposta para esta pergunta. Mas se você está apascentando ovelhas saberá o porquê é tão questionado e perseguido. Muitos estão vivendo um evangelho misto porque assim o aprenderam. E o mais preocupante é que o bode ele pode ser entretido mais dificilmente ensinado. Paulo chega a dizer que aprendem sempre sem nunca chegar ao conhecimento da verdade. O apóstolo diz: “Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade”.

Então esta luta não é de hoje, e não irá terminar apenas com esta mensagem. Em uma de nossas viagens agora recente estive dizendo em uma igreja que fui ministrar: Se a igreja primitiva não tivesse os mesmos embaraços que temos hoje em nosso século não haveria necessidade destas cartas doutrinárias que hoje temos em mãos. Isso nos faz ver que os problemas eram também visíveis lá. Mais uma coisa é certa, homens como o profeta Elias nos tempos de Acabe e Paulo nos tempos da igreja primitiva precisam se levantar hoje. Ainda que não te compreendam. Não deixe a verdade. Não se venda. Não se entregue. Pois os bodes ficarão a esquerda no julgamento e quem os seguir certamente herdará a mesma parte.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.

VOCÊ TEM NOTADO A AUSÊNCIA DE ALGUÉM?




- As palavras do Senhor Jesus ainda soam alto e claro e com mais clareza hoje do que quando foram proferidas, avisando que o tempo em que vivemos é de vigilância. Vejam o que o nosso mestre Jesus disse aos seus discípulos: "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos" (Mateus 24.12).

Quando chegamos ao templo para adoração ao Senhor Deus e Pai da Eternidade notamos que muitas cadeiras estão vazias. Alguém do seu convívio não está ali. Pare e pense: Por quê? São muitas as respostas que poderíamos ouvir. Algumas delas seriam: "Estou trabalhando muito e domingo é o único dia para descansar". "Tenho andado muito ocupado e preciso visitar os parentes". "O custo de vir 'a Igreja subiu tanto que não tenho mais condições de vir". "Estou magoado com algumas coisas e resolvi dar um tempo". Estas e outras colocações são muito válidas e importantes, porém, a grande pergunta é: Não seria isso o esfriam ento do am or do qual falou Jesus?

Jesus não disse que o amor acabaria de quase todos. Ele disse que o amor se esfriaria de quase todos. Quase todos, meus irmãos, se refere a uma grande maioria. É possível que alguém que você muito estime esteja com seu amor se esfriando. 'As vezes, simplesmente, não tomamos o tempo para meditar nestas palavras tão profundas de nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo. O que é esfriar?

Esfriar no contexto bíblico é deixar de ter fervor pelas coisas de Deus. É ver as coisas de Deus com indiferença, sem o devido ardor pela Casa do Senhor. Esfriar é pôr outras coisas antes das coisas de Deus. Esfriar é perder o ânimo de estar com os irmãos. Agora, olhe e examine, como está sua vida? Como está a vida daqueles com os quais você se importa? É tão gostoso quando vemos todos animados e louvando a Deus, não é verdade? E por que não está acontecendo isso com muitos?

Existe uma razão bem específic a dada por Jesus: a multiplicação da iniqüidade. Queridos, são muitas a s fontes da iniqüidade em nossos dias. Estamos bebendo diariamente das cisternas rotas que o mundo oferece. Com o contato diário com a iniqüidade, o amor acaba se esfriando. É preciso pararmos e perguntarmos: "Será que o meu amor está se esfriando? Ou será que o amor do meu irmão está?" De uma forma ou de outra devemos combater este esfriamento. Ele produz muito dano 'a Casa de Deus e as nossas vidas em geral. Ele tira o fervor de nossas orações. Esmorece os ânimos de trabalhar na obra de Deus. Nos anestesia quanto aos sentimentos de afeto que devemos ter uns pelos outros. Nos cega a visão de uma colheita farta de almas para o reino de Deus. Mas, pior ainda, ele nos rouba o galardão que receberemos do Senhor Jesus na eternidade. Vamos nos estimular uns aos outros, irmãos queridos. Vamos buscar aqueles que não estão presentes nos cultos. Vamos alegrar o arraial de Deus. Todos são mui to importantes. Você está notando a ausência de alguém? Não fique parado. Vá busca-lo, diga a esse amado irmão ou irmã que é tempo de revitalizarmos o amor por Jesus. Vamos fazer da Igreja um oásis de alegria e júbilo na presença do Senhor Jesus. Vamos reaquecer o amor fraternal e a Deus nossos Senhor!.

A RAZÃO DA NOSSA VITÓRIA




- Quando pensamos em ter vitória em nossas vidas, imaginamos logo em enfrentarmos grandes gigantes exteriores, que virão com lanças pontiagudas. E logo declaramos: a vitória vem do Senhor! Mas refletindo na passagem onde o nosso Amado Senhor Jesus encontrava-se pregando para uma grande multidão no lago de Genesaré, encontramos uma fonte rica para entendermos qual a razão da nossa vitória.

Jesus entra no barco de Simão Pedro para levar mensagem de salvação e fé para o povo tão faminto que o cercava. A grande multidão ouvia atentamente o sermão proferido pelo Mestre enquanto os pescadores limpavam as suas redes. Já tinham tentado pescar. Nada tinham conseguido. Mas quando Jesus acabou de falar para a grande multidão, dirigiu-se para os pescadores e ordenou: lançai as vossas redes!!

Já imaginou queridos irmãos, depois de uma tentativa frustrada de pescar Jesus orientou –os para voltarem e tentarem mais uma vez? Eles poderiam a presentar muitas justificativas, eram homens experientes, sabiam o que tinham feito. Pelo menos essa poderia ser a nossa resposta. Mas, o que ocorreu foi digno de ser tomado por exemplo. O diálogo curto entre Simão Pedro e Jesus revela-nos que a nossa vitória sempre dependerá da nossa completa dependência Deus. O maior gigante para ser dominado é a nossa própria vontade, o nosso egocentrismo.

“Mestre, havendo trabalhado toda à noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes”.Ao lançarmos queridos a nossa total dependência na vontade do supremo Senhor seremos sempre vitoriosos. Debaixo da palavra do Senhor lançar a nossa vontade, domínio, entendimento e visão. Não somos donos de nós mesmos. O Senhor é quem nos guia os passos para que não tropecemos nas pedras. Pedro não lançou as redes mais em sua confiança e conhecimento dos mares ou lagos.

A Palavra do Senhor ainda nos mostra que não foi apenas uma pesca como ou tra qualquer, mas, apanharam tão grande quantidade de peixes que as redes rompiam-se e encheram um segundo barco. Mais pessoas foram abençoadas a ponto dos barcos quase afundarem de tanta bênção. A vitória daqueles homens foi tão grande que o resultado levou Pedro a reconhecer sua condição de pecador e entender que o milagre veio realmente de Deus.

Quando nos deixamos ser dirigidos, guiados, impulsionados pelo Espírito Santo de Deus, até salvação acontece junto com bênçãos materiais.

È só confiar e esperar no Senhor, que a vitória virá!.

O Jugo desigual



Exortação à Separação



Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com infiel? II Co. 6:14-15

Qualquer pessoa que se disponha a ler tais palavras, logo se verá confrontado por essas perguntas desafiadoras. Elas nos levam a pensar com seriedade, e nos chama à subordinação. Se for agir de outra forma, responda a Deus os motivos de sua rebeldia. Diga-lhe que Seu mandamento é pesado; e indo contra a própria natureza. Diga-lhe que a boa sorte do fiel é de se unir ao infiel; e que a paz e a harmonia reinará na sociedade da justiça com a injustiça. Diga a Deus e explique a ciência, como a luz e as trevas podem pousar simultaneamente debaixo do mesmo teto; explique como pode haver concórdia entre Cristo e Belial; e diga-lhe como é possível o fiel e o infiel c ompartilhar dos mesmos sonhos, andarem juntos, em um mesmo Espírito, em um só coração, rumo a conquista do mesmo alvo. “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis”. Que fruto dará tal união? Certamente, um lar sem padrões harmônicos definidos, sem estruturas sólidas, frustração mútua, insatisfação, filhos confusos por causa dos ensinamentos divergentes entre os pais, e a desaprovação total do Deus santo, por tal ato de pecado e rebeldia contra Ele. O crente foi feito filho de Deus, e deveras é fiel, justo, luz, é um com Cristo. E se o tal persistir em casar-se com um incrédulo, estará estabelecendo uma união para toda a vida com um filho do Diabo, e para o resto de sua existência, terá por sogro a Satanás. Por conseguinte, eu suplico ao leitor, em nome do Senhor Jesus, que dê a devida atenção a esta palavra de amor. Mesmo que ela venha a ferir seu coração, ainda assim, é a espada do Espírito, usada para o seu próprio bem. “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis”. Existe ainda aquela tentação de darmos tiro no escuro, e entregarmos a nossa própria vida à Sorte, a Loteria, a um Talvez, Se, Quem sabe... Há uma tendência que nos leva a confiarmos mais nas trevas do que na luz da vontade revelada de Deus que se irradia da Palavra. Caindo em tal armadilha, pessoas têm crido que podem desobedecer a Deus, com o pretexto de que podem ganhar os seus pretendidos para Cristo, e esta tem sido uma ilusão fatal. Conta-se que certa vez uma senhorita visitou o senhor Spurgeon e lhe apresentou esse argumento. Como resposta, ele mandou-a sentar-se sobre a mesa. Espantada, a moça acabou fazendo o que ele pedia. Depois, Spurgeon pediu-lhe que o erguesse.

“Impossível”, disse ela.

“Exatamente”, disse o pregador; “mas eu posso puxá-la para baixo”.

Dito e feito: Num segundo ela estava no chão.

Com toda a gravidade o servo de Deus advertiu-a de que se ela desobedecesse ao Senhor, jamais levantaria o moço, mas ele, sim, a rebaixaria!

Dois não podem andar juntos a menos que estejam de acordo.

Cuidado com tal embaraço nos seus relacionamentos, pois os mesmos deveriam ser estabelecidos para a glória de Deus, e não para a sua ofensa! O homem e a mulher crentes, são livres para casarem-se com quem quiserem, “contanto que seja no Senhor”. I Co. 7:39 Com tantos filhos da luz no mundo, porque haveríamos de compartilhar o nosso tempo, as nossas maiores intimidades, e construir uma família, justamente com um filho das trevas? Para mim, além de ser rebeldia, não me parece algo são, e a minha consciência não me permite aprovar ou ficar indiferente a tal atitude, pois também é a morte do bom senso e o louvor da decadência espiritual.

“Não vos prendais a um jugo Desigual com os infiéis”.

Uma Carta Aberta de um Pai para Seu Filho sobre Masturbação


Agradeço-lhe pelo pedido de informação sobre a masturbação. Este é um assunto que creio todo homem trata mais cedo ou mais tarde. Todo homem é afetado pela questão comum mas cada um sente sozinho na tentação. Todavia sabemos que o homem não é sozinho nesse assunto pois sabemos que não há tentação senão humana, ou melhor, que cada um enfrenta (I Cor 10:13). Depois de casado fiquei surpreso em ouvir do meu pai que todos os homens enfrentam essa tentação. Não sei se é bom ou não ma s fiquei confortado em saber que não estive sozinho nessa batalha. A sua pergunta, "A masturbação é errada?" já revela uma batalha interior. Note que a dúvida interior revela a presença da sua consciência. Saiba que quando a consciência lhe acusa, um alerta importante está sendo dado. Devemos lembrar que a consciência opera com uma base estabelecida por Alguém. Este Alguém é o nosso Criador e a base usada é a Sua Lei escrita no nosso coração (Romanos 2:14,15). Se tiver uma acusação interior, a acusação vem por causa de ter algo ofendendo essa Lei de Deus. A sua indagação revela uma acusação interior. Meu conselho é fazer tudo para ter uma consciência saudável (Provérbios 4:23, "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."). Desde o começo, a Lei de Deus foi escrita no coração para dirigir o homem a viver para Sua Glória em tudo que se fez. Mais tarde a Sua Lei foi escrita no papel para enf atizar o desejo eterno de Deus de ter toda a glória (Êxodo 20:2,3; Marcos 12:30; I Coríntios 10:31, "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus."). Portanto, considerando o eterno desejo de Deus a ter toda a glória, masturbação é contra a Lei e o eterno desejo de Deus por ela não empenhar-se à glória de Deus. Contrariamente, a masturbação é o homem gloriando na sua própria carne. Por isso a masturbação é errada e porque a sua consciência é afligida quando admite a prática dela. Quando alguém diz que a masturbação é uma maneira de se relaxar do estresse, há uma manobra sutil de racionar com a consciência notada. A instrução da Palavra de Deus é para que o homem de Deus lance sobre Deus os seus pesares e não ser sábio nos seus próprios olhos (1 Pedro 5:7, "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.") O estresse não deve acumular em nós, pois não devemo s ser ansiosos por coisa alguma (Filipenses 4:6, "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças"). Se estivermos vivendo no Espírito, e o fruto do Espírito esteja em nós, não há tanto estresse e nem necessidade de inventar uma maneira artificial de gloriar-se na carne para relaxar desse estresse. Pense mais sobre esse raciocínio de aliviar o estresse em fazer o que ofenda a Lei de Deus e a consciência. O que devemos fazer com o homem que mata, rouba ou mente somente para aliviar seu estresse? Não seria errado a matar o próximo, roubar ou mentir por essas ações ser contra a Lei de Deus? Na mesma maneira é sempre errado a gloriar-se na carne pela masturbação, mesmo quando estressado. Considerar o que diz I Tess 4:3-7, "Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; Que cada um de vós saiba possuir o seu v aso em santificação e honra; Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas as coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação." A Palavra de Deus estipula claramente que os nossos impulsos sexuais devem, como todas as outras áreas da nossa vida, ser restritos dentro dos limites dos propósitos que foram criados, ou seja, para a Sua Glória. Na epístola aos Romanos, capítulo primeiro, a verdade é clara que a própria natureza revela a Lei de Deus, Sua divindade e o Seu eterno poder. Podemos examinar a natureza e entender a mente de Deus sobre a masturbação também. Podemos notar que na natureza os animais se abstenham da masturbação. De vez em quando na TV há uma apresentação da vida dos macacos. Na reportagem, mais cedo ou mais tarde, verá que haja uma c uriosidade natural dos animais da sua própria sexualidade. Todavia, deve ser observado que essa é uma curiosidade inocente e não um hábito auto gratificante feito escondido ou com outros do mesmo sexo. Se a natureza nos revela a verdade da impropriedade de masturbação sabemos que é Deus nos ensinando a Sua Lei através da natureza.

Se também consideramos em que forma são feitos o homem e a mulher entenderemos que o prazer e a prática sexual foram cuidados pela criação, ou seja, a criação do seu cônjuge do sexo oposto. Isto é verdadeiramente o plano de Deus não somente para os animais mas também para que o homem se satisfaça sexualmente (Gênesis 2:18, "E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.") . Existe essa outra razão que a masturbação é errada pois ela não condiciona o homem para um casamento feliz, para interações sociais normais nem pensamentos saudáveis. A masturbação promove esperanças irreais de um cônjuge, e xcita lasciva (pensamentos sexuais errados) e cria egoísmo numa área de relacionamento íntimo que foi criada, em grande parte, especificamente para agradar o cônjuge e não a si mesmo. Outra razão que a masturbação é errada é que ela danifica o corpo, qual Deus criou para a Sua glória. A Bíblia diz, "Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.". I Coríntios 6:18. Mas se pergunta, "Como é que a masturbação danifica o copo?" Para dar uma resposta enfatizarei o fato que práticas erradas criam apetites sexuais não saudáveis. Se comemos exageradamente crescerá nosso apetite. Também, se estimularmos nossos desejos sexuais pelas práticas erradas, automaticamente provocaremos um aumento de nosso apetite sexual. Não são apenas aumentados mas aumentam ao ponto que somente podem ser satisfeitos se continuarmos nas práticas erradas, ou seja, com mais masturbação ainda ou atà © pela prática do homossexualismo (homossexualismo freqüentemente envolve a prática de masturbação com um ajudante do mesmo sexo). Escravidão à carne é um resultado da obediência dos desejos da carne. A Bíblia nos exorta "Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; " (Romanos 6:12). A epístola aos Gálatas também nos ensina, "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia o Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna" (Gálatas 6:8). O aumento do apetite sexual para práticas erradas é uma maneira que a masturbação danifica o corpo. A masturbação também danifica o corpo por condicionar os reflexos sexuais a responderem aos impulsos sexuais no casamento de maneira errada. O sexo foi feito para ser exercitado, não entre nós sozinhos, mas para cuidar do sexo oposto com quem nós nos casamos. Nosso cônjuge deve ter o poder sobre a satisfação sexual do nosso cor po e não nós mesmos. I Coríntios 7:4 nos ensina, "A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher." Na masturbação o homem procura a se satisfazer, e tanto mais rápido melhor. Todavia, num relacionamento saudável entre casados, quando o homem ama a sua esposa, ele procura não o seu proveito, mas o dela. Hábitos pré condicionados pela masturbação não são convenientes para esse relacionamento natural e saudável de casamento. A mulher responde sexualmente mais lento do que o homem. No relacionamento normal de casamento tanto mais tempo que o ato leva, melhor. Mas, se o homem tem praticado a masturbação, ele se condicionou tanto o corpo quanto a mente a não ser paciente em nenhuma maneira e a responder às suas próprias necessidades imaginadas. Portanto, a masturbação é danosa pois condiciona o corpo a responder, de maneiras não saudà ¡veis, aos estímulos normais no casamento. Mais essa razão que revela que a masturbação é danosa ao corpo é que ela inibe o homem a ser o homem que deve ser. O sistema hormonal no corpo do homem produz hormônios úteis ao homem quando são adicionados ao sistema circulatório, sanguinário do corpo. Por serem circulados no corpo eles produzem massa muscular, estrutura masculino ao corpo e beleza aos homens. A masturbação impede essa circulação dos hormônios no corpo pois os hormônios são desperdiçados fora do corpo. Portanto a masculinidade do homem não aumenta normalmente. Aquilo que Deus criou no corpo para fazer o homem ser forte, útil e bonito é perdido em atividade de sexo que é solitário e auto gratificante. Esse mal que a masturbação causa é uma forte razão a ter temperança nessa tentação comum da masturbação. O que deve fazer o homem se estes hormônios cressem demais no corpo e perturbem a vida normal? O Senhor Deus embutiu no corpo uma solução habilidosa que despelem os hormônios extras que o corpo não precisa. Por isso as vezes o homem tenha um sono estranho e acorde com um líquido meloso em si. Isto é o corpo se cuidando a expelir o que não precisa. Essa solução não provoca hábitos danosos para o casamento nem cria uma consciência culpada. Portanto, considerando todos esses pensamentos, o que pode o homem fazer quando tentado a praticar a masturbação? Convicção do correto é um passo necessário primeiramente. Guarde a consciência pura mantendo convicções corretas pela leitura diária da Bíblia e pelo andar constante com o Senhor e Salvador da sua alma. Abstenção com temperança que resulta em virtude de caráter será desenvolvida dessa maneira. Também, cuide a não ler impressos ou escutar qualquer música que é sexualmente sugestiva. Evite os companheiros que não concordam com as suas convicções e fique longe de localidades onde práticas indecentes são permitidas. Faça gi nástica e se ocupe com um hobby interessante. Também, desenvolva relacionamentos sociais com os homens e mulheres que são convenientes à virtude desejada e tenha exemplos de homens piedosos na sua vida. Seja fiel na igreja onde a Palavra de Deus é pregada e ensinada fielmente. Guarde-se puro e espere para aquela companheira que Deus tem ordenado para todas as necessidades sexuais a serem satisfeitas completamente, ou seja num casamento com uma mulher piedosa. Nunca se arrependerá dessas atividades. Espero que tenha ajudado com esses pensamentos. Espero que estas observações te anime a continuar a se desenvolver e aumentar o seu cuidado com um conhecimento melhor da vida de homem. Agradeço por pedir essa ajuda.

Com amor sincero,

Seu Pai

"Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos" I Coríntios 16:13